CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

O “Melhor Estádio do Mundo” é o do Atlético de Madrid

8 de janeiro de 2019

O estádio do Atlético de Madrid — o “Wanda Metropolitano” — projectado pelo atelier Cruz y Ortiz Arquitectos, foi eleito o melhor estádio do mundo durante o World Football Summit 2018. O recinto desportivo, inaugurado em Setembro de 2017, irá acolher no próximo dia 1 de Junho a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2018–19, a 64ª edição da principal competição de clubes da Europa.

O Estádio Metropolitano, oficialmente e por razões de patrocínio Wanda Metropolitano, também conhecido por “La Peineta” é um estádio multiúsos situado no distrito de San Blas-Canillejas da capital espanhola. Para além de atributos estéticos do edifício, o júri do prémio sublinhou com particular ênfase o “seu programa operacional, a flexibilidade para realizar uma ampla gama de eventos, o uso de tecnologias” e, em particular, os seus atributos de conforto, serviços e segurança para o espectador.

Fundado em 1974, em Sevilha, e com filiais em Amsterdão e Madrid, o atelier Cruz y Ortiz Arquitectos tem desenvolvido aos longo dos seus 45 anos de actividade projectos em muitos campos da arquitectura e em todo o tipo de escalas. Entre as suas obras mais emblemáticas contam-se o Museu de de Arte Antiga de Xangai, na China, a remodelação e ampliação do Rijksmuseum de Amsterdão, o Campus Universitário e a Faculdade de Medicina da Universidade de Granada ou a estação de caminho-de-ferro de alta velocidade de Bolzano, em Itália.