CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova estação ferroviária de Vilnius projectada pelo atelier Zaha Hadid Architects

14 de outubro de 2021

A Lituânia, um dos 26 países parceiros de Portugal na União Europeia, vai ter uma nova estação ferroviária na sua capital: Vilnius.

O atelier Zaha Hadid Architects, fundado pela reputada arquitecta de origem iraquiana falecida em 2016 e não raras vezes apelidada por “A Rainha das Curvas”, foi o vencedor do concurso internacional para o projecto da nova Estação Central de Combóios da cidade lituana.

O concurso foi organizado pela empresa gestrora da rede ferroviária no país, a Lietuvos Geležinkeliai, em parceria com a Câmara Municipal de Vilnius.

O projecto vencedor reabilita a estrutura existente da actual estação, acrescentando uma nova passarela e outros 9.500 m2 de áreas úteis ao antigo edifício. As novas plataformas de embarque estão situadas Numa plataforma suspensa de 46 metros de largura e 150 metros de comprimento.

O projecto propõe estabelecer um novo centro integrado de transportes assim como promover a reurbanização e a qualidade de vida no centro da cidade, em sintonia com o plano de desenvolvimento sustentável de Vilnius aprovado para os próximos anos.

A nova estação irá servir como um novo centro intermodal de transportes para toda a região, conectando o país à nova linha ferroviária do Báltico, que aproximará ainda mais a Lituânia dos seus países vizinhos do norte da Europa”.

O projecto soluciona a questão do trânsito à superfície com a transferência do estacionamento existente na Praça Stoties para um novo pavimento subterrâneoe e propõe um parque adjacente ao local, incluindo dois novos espaços cívicos e mais de 300 novas árvores e 4.000 m² de paisagismo.