CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Moradia na Quinta do Lago de Souto Moura poderá ser Monumento de Interesse Nacional

15 de julho de 2021

Uma moradia localizada na Quinta do Lago, da autoria do arquitecto português Eduardo Souto de Moura, premiado com um Pritzker, compoderá vir a ser classificada como Monumento de Interesse Nacional.

Depois da Câmara Municipal de Loulé ter dado início ao procedimento para reconhecer uma moradia como “Monumento de Interesse Municipal”, é agora a vez da Direção-Geral do Património querer classificar o mesmo edifício, exemplar da arquitetura contemporânea, de “Monumento de Interesse Nacional”.

A referida casa situa-se no coração deste empreendimento turístico, na Avenida Ayrton Senna, 33, no Loteamento Golfe Norte, freguesia de Almancil.

Consideram os responsáveis municipais ser este “um testemunho do património arquitectónico contemporâneo do sécúlo XX, na categoria de arquitectura civil e na tipologia habitacional” e como tal, esta classificação – caso venha a efectivar-se – será também o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município com vista à “valorização e divulgação do seu património enquanto factores decisivos para a preservação da sua memória colectiva”.

De referir que ainda dentro desta política para o património, a Câmara de Loulé pretende igualmente que a Casa Senhorial da Quinta de Quarteira, mais conhecida como “Estalagem da Cegonha”, venha a ser reconhecida como “Imóvel de Interesse Municipal”.

O emblemático conjunto edificado datado do século XV, que reúne vários edifícios que compõem actualmente o complexo hípico da Estalagem da Cegonha, localizado em Vilamoura, freguesia de Quarteira, “testemunho vivo” da história de Loulé e da transformação e desenvolvimento de Portugal nos meados do século XV. “Esta proposta é de primordial importância e tem como objectivo final a preservação deste bem patrimonial e a potenciação dos seus valores culturais e identitários, adianta a Autarquia de Loulé”.

Ambas as propostas serão agora remetidas para discussão na Assembleia Municipal de Loulé.