CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

México: Arquitecto Carrilho da Graça vai ser homenageado

9 de setembro de 2018

O arquitecto João Luís Carrilho da Graça vai ser homenageado no encontro de arquitectura da Feira do Livro de Guadalajara, no México, que se realiza de 24 de Novembro a 2 de Dezembro, com Portugal como país convidado.

O anúncio foi feito na noite de sexta-feira, no México, madrugada de Sábado em Portugal, num encontro com a imprensa do reitor do Centro Universitário de Arte, Arquitectura e Design (CUAAD) da Universidade de Guadalajara, Ernesto Flores Gallo.

A trajectória de 30 anos do arquitecto português, "desenvolvida em estreita relação entre a prática profissional e académica", assim como "a pureza, a elegância, as formas e as linhas da sua obra são alguns dos motivos pelos quais João Luís Carrilho da Graça será reconhecido com a Homenagem ArpaFIL 2018", disse Ernesto Gallo.

Nascido em Portalegre, Carrilho da Graça, de 65 anos, Prémio Pessoa em 2008, é autor, entre outros projectos, do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, da Escola Superior de Comunicação Social, do Museu do Oriente, da musealização arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge e da Escola de Música da Escola Politécnica, na capital portuguesa.

Licenciado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1977, ano em iniciou a actividade profissional, Carrilho da Graça foi professor da Faculdade de Arquitectura da então Universidade Técnica de Lisboa, de 1977 a 1992, catedrático da Universidade Autónoma, de 2001 a 2010, e da Universidade de Évora, desde 2005, onde dirigiu o Departamento de Arquitectura.

Foi por várias vezes nomeado para o prémio europeu de arquitectura Mies van der Rohe (1990, 1992, 1994, 1996, 2009, 2011, 2013), distinguido com o Prémio Valmor pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares (1998) e pela Escola Superior de Música de Lisboa (2008).

Ao conjunto da sua obra foram atribuídos os prémios como o da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), em 1992, a Ordem de Mérito da República Portuguesa (1999), o título de Cavaleiro das Artes e das Letras da República Francesa (2010) e a Medalha da Academia de Arquitectura de França (2012).

O encontro ArpaFIL de arquitectura, património e arte é realizado pelo CUAAD desde 1995, no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL Guadalajara), com o objectivo de partilhar e difundir a experiência de profissionais a jovens arquitectos e público em gera.

A par da homenagem, que se realizará no dia 30 de Novembro, a ArpaFIL organiza o Concurso para Jovens Arquitectos, aberto a estudantes de arquitectura, urbanismo, fotografia, artes visuais, "restauro ou afins".

A participação portuguesa na FIL Guadalajara vai envolver mais de 40 escritores de língua portuguesa, como António Lobo Antunes, Mia Couto, Hélia Correia, Germano Almeida e Manuel Alegre, já distinguidos com o Prémio Camões.