CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

Matosinhos: Casa da Arquitectura abre a 17 de Novembro

20 de setembro de 2017

A Casa da Arquitectura abre no próximo dia 17 de Novembro, em Matosinhos, ocupando o quarteirão limitado pela Av. Menéres, R. Mouzinho de Albuquerque, R. Sousa Aroso e R. D. João I. O edificado em vias de total recuperação e adaptação integram a antiga instalação fabril edificada entre 1897 e 1901 pela sociedade Menéres & Companhia, destinada à Real Companhia Vinícola.

Adquirido pela autarquia em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e alvo de um intenso programa de reabilitação de forma a adequar o edifício às suas novas funções. O investimento total ultrapassa os oito milhões de euros.

 Segundo a autarquia, “a sua preservação e adaptação deve-se ao elevado valor patrimonial e cultural. Patrimonialmente é um modelo de inspiração e tradição inglesa, onde existiu a primeira tanoaria a vapor da região. Um ramal da linha de caminho-de-ferro ligava-a às docas do Porto de Leixões para expedição e exportação da produção. O pátio central surge como uma Plaza Mayor, qualificando-o e vocacionando-o para usos colectivos”. O imóvel integra o Plano de Urbanização de Matosinhos Sul, da autoria de Álvaro Siza.

 

4.700 m2 de área

 

 Com projecto do arquitecto Guilherme Machado Vaz, as futuras instalações da Casa da Cultura ocupam uma área de 4.700 m2. As áreas públicas destinadas a exposições e apresentações, com auditório, biblioteca e loja representam 36% do espaço, as de conservação e manutenção 38% e as de gestão e produção interna 10%. Os usos comuns correspondem a 16% da sua superfície.

A nova sede dará à CASA DA ARQUITECTURA as condições físicas e técnicas necessárias à execução da missão a que se propõe: estabelecer uma rede alargada de arquivos de arquitectura, fomentar o intercâmbio de experiências, colecções, métodos de trabalho e técnicos especializados, Incrementar e apoiar a investigação e divulgação do conhecimento no domínio da Arquitetura, estando também em posição privilegiada para “assumir a responsabilidade de exibir ao público o trabalho desenvolvido pela rede, uma vez que a maioria dos arquivos actualmente em funcionamento em Portugal não dispõem de área expositiva própria”.

 

Fazer chegar a Arquitectura a toda a sociedade…

 

 A Casa da Arquitectura foi criada em 2007. É uma entidade cultural sem fins lucrativos que “tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação e afirmação nacional e internacional da Arquitectura junto da sociedade”.

 A sua área de intervenção não se restringe ao mundo restricto dos arquitectos, mas antes pretende chegar a todas “as pessoas e entidades de várias áreas culturais e sociais que incentivam e patrocinam a missão em que acreditam, no interesse público da Arquitectura”.

 Na sua Direcção estão representadas as seguintes entidades: Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Ordem dos Arquitectos, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Administração dos Portos do Douro e Leixões e Associação Empresarial do Porto.