CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Lisboa: Trienal abre Concurso para o Mercado de Santa Clara

20 de julho de 2017

A Trienal de Arquitectura de Lisboa abriu hoje um concurso de Ideias para o Mercado de Santa Clara. O concurso, de âmbito nacional, tem candidaturas abertas de 20 de Julho a 9 de Outubro de 2017 e dirige-se a arquitectas/os em nome individual, organizados em colectivos informais ou sociedades de profissionais habilitadas a exercer a actividade de estudos e projectos de Arquitectura.

Promovido no quadro do programa de revitalização dos mercados promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, esta iniciativa tem como objectivo encontrar a melhor solução de adaptação do mais antigo mercado coberto da capital a negócios da economia cultural e criativa associados ao Design, Media, Artes, Cultura e Inovação.

O objecto principal deste estudo prévio simplificado é a adaptação da nave central e seu dois acessos a este e oeste.

Com uma única fase, este concurso está sujeito a anonimato. À proposta vencedora será atribuído um prémio monetário de 5 mil euros.

“Como responsável pelo desenho e promoção do concurso, a Trienal de Lisboa reafirma a sua vontade de dinamização da freguesia em que está instalada e a participação activa na sua regeneração”, dado que o mercado é uma “das estruturas incontornáveis desta zona da cidade considera a Trienal que esta é também a oportunidade de reflexão pública sobre a utilização futura deste espaço” – afirma a organização.

 

O mercado de Santa Clara e a Feira da Ladra

 

Da autoria de Emiliano Augusto de Bettencourt, o Mercado de Santa Clara é um exemplo da utilização privilegiada do ferro em Arquitectura, típica do fontismo do final do século XIX, patente na estrutura da nave e nos portões de ferro forjado. A sua história está associada à da Feira da Ladra que, em 1882, passou a preencher o espaço circundante. Desde 2011, o Mercado Santa Clara acolhe o Centro das Artes Culinárias, resultado duma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e As Idades dos Sabores – Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias, funcionando enquanto espaço de desenvolvimento destes saberes através de mostras, workshops, venda de publicações, produtos tradicionais, entre outros eventos temáticos, seguindo fiel à sua história relacionada com os saberes antigos.

Candidaturas online em www.trienaldelisboa.com

 

Para saber mais sobre o Mercado de Santa Clara consultar website Restos de Colecção