CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

Lisboa: Prémios Valmor 2013 a 2016 vão ser revelados

14 de dezembro de 2017

Os distinguidos com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura, que destaca a arquitectura de excelência em Lisboa, num total de 13 obras, vão ser divulgados na segunda-feira, foi hoje divulgado pela Câmara.

As 13 obras premiadas, entre vencedores e menções honrosas, serão anunciadas numa sessão que irá decorrer no salão nobre dos Paços do Concelho, às 18:00, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, e da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

De acordo com o comunicado hoje divulgado, entre vencedores e menções honrosas, serão treze as obras apresentadas e distinguidas, naquele que a autarquia destaca como "um dos reconhecimentos máximos de arquitectura atribuído em Portugal".

O galardão atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa - que tem como objectivo promover e estimular a arquitectura de excelência na cidade - vai reconhecer os autores que, nos anos de 2013 a 2016, se destacaram com novas edificações, reabilitações e remodelações, ou intervenções em espaços verdes.

 

Um prémio com 115 anos de história

Instituído em 1903, ao longo dos seus 115 anos de história, apesar das variadas formas que adoptou, distinguiu desde logo, em partes iguais, o autor do projepto e o promotor da obra.

Em 1982, o Prémio Valmor fundiu-se com Prémio Municipal de Arquitectura, altura em que passou a dispensar candidatura prévia, e abrange de novas edificações a ampliações, passando por remodelações, reabilitações ou intervenções no espaço público, sejam projectos de natureza pública ou privada.

Na sua última edição, em 2012, o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura foi atribuído a João Luís Carrilho da Graça pela reabilitação de um edifício de habitação, na Calçada do Combro (2010) e, ex-aequo, ao Atelier Central e ao Atelier dos Remédios - Arquitectura e Renovação Urbana, Lda..

Estes ateliers foram os autores dos projectos das escolas Secundária com 3.º ciclo do Ensino Básico Vergílio Ferreira e Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Rainha Dona Leonor (2011), respectivamente.

Este ano, e no âmbito da renovação da parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lisboa, a Trienal de Lisboa participa no Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, colaborando na organização desta distinção.