CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Leiria inaugura exposição "Ernesto Korrodi: Além da arquitectura"

4 de fevereiro de 2020

Uma exposição com desenhos, estudos e notas inéditos de Ernesto Korrodi assinala em Leiria os 150 anos do nascimento deste arquitecto suíço, nascido em Zurique em 1870 e com vasta obra em Portugal.

"Ernesto Korrodi: Além da arquitectura" foi inaugurada no este domingo, 2 de Fevereiro, no Banco das Artes Galeria e foi construída a partir de 12 cadernos que o arquitecto reuniu ao longo de campanhas em Portugal, Espanha, Itália, Marrocos e na Suíça, explica a Câmara de Leiria.

O arquitecto Ernesto Korrodi (1870-1944) fixou-se em Leiria no final do século XIX, depois de ter viajado para Portugal com 19 anos com o propósito de leccionar desenho em escolas industriais.

A sua acção foi decisiva no urbanismo da cidade de Leiria onde, por exemplo, foi responsável pelos estudos de reconstrução do castelo, idealizando um projecto para o monumento cuja aplicação não foi concluída.

O trabalho do arquitecto em Portugal é visível em todo o país em edifícios públicos e particulares. Também fez importantes registos visuais e escritos de monumentos relevantes, como a Sé de Lisboa, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo ou os castelos de Ourém e Porto de Mós.

A exposição em Leiria fica patente no Banco das Artes Galeria, antigo edifício do Banco de Portugal - também desenhado por Korrodi - até ao próximo dia 3 de Maio.

Lusa/DI