CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Lançamento do livro “Arquitectura em Concurso”

23 de maio de 2016

Amanhã, dia 24 de Maio, às 19h, na Garagem Sul do CCB, é lançado o livro “Arquitectura em Concurso: Percurso Crítico pela Modernidade Portuguesa”, uma compilação do material apresentado na mostra Arquitectura em Concurso, patente até ao dia 29 de Maio.

Editado pela Dafne Editora, numa co-produção da Ordem dos Arquitectos Secção Reional Sul e o CCB, o livro é uma publicação de investigação que propõe uma abordagem panorâmica dos concursos de arquitectura em Portugal, coligindo a informação disponível e apresentando nova reflexão crítica.

O lançamento da publicação é antecedido por uma visita guiada do arq. Michel Toussaint à Exposição, com início às 18 horas.

 

Meia centena de concursos de arquitectura incontornáveis

 

O livro organiza-se por grandes temas através de uma selecção criteriosa de concursos que permitem uma interpretação histórica da disciplina e da profissão, bem como uma leitura das transformações do país ao longo da modernidade.

Por um lado Arquitectura em Concurso apresenta material diagramático, gráfico, fotográfico e documental de quase meia centena de concursos de arquitectura incontornáveis dos últimos 100 anos; por outro lado, convoca uma série de ensaios originais, escritos por um conjunto de autores de referência que desenvolvem uma análise crítica dos mais significativos concursos de arquitectura em Portugal.

O livro assume-se como um documento fundamental para a compreensão alargada do papel dos concursos de arquitectura na transformação da sociedade portuguesa no último século.

 

A publicação inclui os seguintes ensaios:

 

Representação

Pavilhão Portugal 1937

Texto de Ana Vaz Milheiro

 

Instituição

Fundação Calouste Gulbenkian

Texto de Ana Tostões

 

Espaço Público

Centro Cultural de Belém

Texto de Nuno Grande

 

Cultura

Casa da Música

Texto de Luís Tavares Pereira e Teresa Novais

 

Património

Museu Machado de Castro

Texto de José António Bandeirinha e Armando Rabaça

 

Paisagem

Museu do Côa

Texto de Pedro bandeira

 

Lazer

Casa de Chá da Boa-Nova

Texto de Roberto Cremascoli

 

Infra-estrutura

Metro do Porto

Texto de André Tavares e Ivo Poças Martins