CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Junqueira Residences: Estão de volta os novos projectos a Lisboa

26 de julho de 2016

Novos projectos de arquitectura estão de volta à cidade de Lisboa, o Junqueira Residences, de frente para o Rio Tejo e ao lado do Museu dos Coches conta com a assinatura do atelier Fragmentos.

O condomínio localizado na Rua da Junqueira, apresenta uma proposta desenvolvida que tem como premissa a incorporação de um objecto novo, de linguagem contemporânea, no edificado pré existente permitindo o seu enquadramento na volumetria do edificado envolvente.   

De acordo com a equipa de arquitectos do Fragmentos, a nova volumetria desenvolve-se em dois núcleos. O primeiro, com acesso a Sul, contorna a edificação confiante preexistente e tira partido de parte do armazém e das suas características dominantes. Estando o volume implantado no limite Sul do lote, foi importante garantir que o mesmo não bloquearia a vista dos apartamentos do núcleo a Norte que, por sua vez, encerra a relação do lote com a Rua da Junqueira. "Tirando partido da vista a Sul, aberta para o jardim adjacente ao Museu dos coches, os dois T4 existentes neste volume tiram partido dos pátios para criar espaços de estar exteriores privados", revelam na memória descritiva.

O núcleo a Norte, com acesso pela Rua da Junqueira, distribui três apartamentos por três pisos (tipologia T1 a T3) tendo estas tipologias em comum a abertura de grandes planos envidraçados a Sul e para a vista Rio. Nesta fachada, de linguagem contemporânea e marcada por terraços cobertos, localizam-se as áreas sociais. A fachada Norte é caracterizada pelo recuo da volumetria, relativamente ao plano pré existente, permitindo criar vazios para abertura dos vãos dos quartos. O revestimento, a zinco branco, faz o contorno da volumetria da cobertura proposta dando unidade ao conjunto e destacando a fachada existente da nova.