CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Jovens arquitectos reabilitam habitação social no Bairro dos Pescadores

6 de agosto de 2019

40 jovens estudantes e arquitectos de 20 nacionalidades, durante o mês de Agosto, vão participar num projecto de reabilitação urbana de um imóvel no Bairro dos Pescadores, em Matosinhos.

“Este é mais um exemplo do trabalho de proximidade que fazemos em Matosinhos em prol da comunidade”, refere Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

A intervenção, promovida pela MatosinhosHabit em parceria com a Critical Concrete- Associação de Experimentação Cultural, insere-se no projecto “Escola de Verão” (Summer School Practice & Theory of Sustainable and Social Architecture).

Trata-se de um projecto inovador, de intercâmbio no âmbito da arquitectura social e sustentável. Segundo Samuel Kalinka, presidente da Critical Concrete, os estudantes irão “trabalhar a história do espaço e do bairro “e, com a ajuda dos mentores, “desenhar os espaços em conjunto”, adaptando a casa às novas necessidades, obedecendo a critérios de sustentabilidade.

“Este é um espaço emblemático de Matosinhos. É aqui que está a génese da comunidade matosinhense. Temos que valorizar o que já existe. Fazia todo o sentido fazermos isto aqui”, salientou a edil.

Para Lázaro Lopes, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro dos Pescadores, este projecto de reabilitação urbana “vai ajudar a melhorar a envolvente e é um exemplo para todos os moradores para que estejam mais sensibilizados a cuidar das suas habitações”.

Aos estudantes, Luísa Salgueiro deixou uma mensagem de gratidão: “Este trabalho é muito importante. Sei que não é fácil, com este calor e a praia aqui ao lado, mas aproveitem esta experiência única. São três semanas de muito trabalho, mas acreditem que estão a fazer a diferença na vida das pessoas.  Estão a contribuir para a felicidade de mais uma família de Matosinhos.  Esta casa, que será reabilitada, também é vossa”.

A “Escola de Verão” tem a duração de 16 dias úteis, sendo que a duração total do projecto é de dois meses mediante o tempo necessário para a conclusão da reabilitação da habitação.