Jovens arquitectos portugueses vencem concurso finlandês

04 de Setembro de 2017

O gabinete de arquitectura português MASS Lab em parceria com o escritório sueco Mandaworks venceu o concurso internacional “Aviapolis Urban Blocks”, na Finlândia.

Organizado pela cidade finlandesa Vantaa, o júri premiou a proposta “Where the World Meets Finland” com um primeiro prémio partilhado. O objectivo do concurso era o desenho de um plano urbano para uma área com cerca de 240 000 m2, próxima de Helsínquia. 

Em comunicado, o gabinete português com escritório no Porto e em Copenhaga, na Dinamarca, explica que com a existência do maior aeroporto da Finlândia em Aviapolis, este lugar funciona como uma espécie de ponto de comunicação do país com o mundo. "O aeroporto introduz em Aviapolis a possibilidade para uma troca cultural rica enquanto viabiliza a mistura da vida local com um fluxo global. No entanto, Aviapolis enfrenta as consequências da introdução desta riqueza cultural, com o seu ambiente local intensamente degradado, resultado do desperdício de lixo gerado pelo trânsito aéreo", referem.

Segundo a proposta da MASS Lab + Mandaworks para a primeira fase de desenvolvimento de Aviapolis foi incrementado o potencial da área para gerar trocas culturais e de formas de viver. "Simultaneamente, promove desafios ambientais através de inovadores sistemas colectivos e circulares.

No lugar de “Where the world meets Finland” um vibrante e resiliente novo distrito irá crescer", refere a equipa da MASS Lab.

Mais uma vez a arquitectura portuguesa brilha lá fora.