CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Isa Clara Neves ganha (por unanimidade) Prémio Fernando Távora

6 de abril de 2018

A proposta “Abordagem científica ao projecto de arquitectura: desde as racionalidades modernas. Entre Europa e Estado Unidos da América”, da arquitecta Isa Clara Neves, venceu por unanimidade o Prémio Fernando Távora.

A proposta pretende “contribuir para a construção de uma visão crítica acerca da influência da tecnologia computacional na disciplina”, segundo o texto da arquiteta citado pela Secção Regional Norte - Ordem dos Arquitectos (OASRN).

“Metodologicamente a viagem divide-se em três directrizes: primeira, visita aos arquivos dos centros de investigação pioneiros dos anos 1960, em que se integrará a presença de Nuno Portas no debate internacional; segunda, registo de obras de arquitectura racionalista, de base metodológica, até obras de maior complexidade algorítmica; e, terceira, visita e análise das instituições de ensino/investigação atuais, relevantes na relação da arquitectura com o potencial computacional”, segundo o texto de Isa Clara Neves.

A arquitecta considera que, quando em 1960 Fernando Távora (1923-2005) viajou até aos Estados Unidos, pretendia “trazer respostas claras para o sistema de ensino de arquitectura em Portugal”.

A viagem proposta contribuirá deste modo para a construção de uma visão crítica acerca da influência da tecnologia computacional na disciplina.

O júri desta 13.ª edição do Prémio Fernando Távora foi constituído por José Gomes Fernandes e Carlos Prata, indicados pela Casa da Arquitectura, Nuno Sousa, em representação da OASRN, Benedita Sequeira Pinto, neta do arquitecto Fernando Távora, e pelo catedrático de Medicina Manuel Sobrinho Simões.

A arquitecta Isa Clara Neves desenvolve, actualmente, investigação de pós-doutoramento, intitulada “A Construção de uma Perspectiva Computacional na Arquitectura. O Contraponto Português", no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e no College of Arts and Architecture at The Pennsylvania State University, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Para a concretização da proposta “Abordagem científica ao projecto de arquitectura: desde as racionalidades modernas. Entre Europa e Estado Unidos da América”, Isa Clara Neves vai receber uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros.

Isa Clara Neves é licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2005), mestre em Cultura Arquitectónica Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, e doutorada em Arquitectura, na especialidade de Teoria e História, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Segundo a OASRN, desde a sua investigação de mestrado, “explora uma apreciação da teoria da arquitectura moderna e contemporânea dentro de um domínio computacional, revelando e reflectindo sobre alguns dos contextos culturais, históricos e tecnológicos que influenciaram o surgimento de uma prática computacional na arquitectura, que se tem vindo a construir ao longo dos últimos 60 anos”.

A arquitecta colaborou com Eduardo Souto de Moura, entre 2007 e 2010, fundou a revista Nexus e tem assinado vários artigos, tanto em revistas como catálogos.

O Prémio Fernando Távora é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara de Matosinhos e a Casa da Arquitectura, sendo patrocinado pela seguradora Ageas Portugal, e é uma homenagem a Fernando Távora que, “enquanto arquitecto e pedagogo, foi uma influência para sucessivas gerações de arquitectos”.

Desde 2005, o prémio distinguiu diferentes arquitectos, nomeadamente Nélson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaço, Marta Pedro, Paulo Moreira, Sidh Mendiratta, Susana Ventura, André Tavares e Maria Neto.