CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Incêndios: Arquitectos criam programa de auxílio

26 de junho de 2017

A Ordem dos Arquitetos abriu inscrições para uma bolsa de voluntariado, que surge como parte de um programa que irá incluir medidas de auxílio a famílias e municípios afectados por catástrofes, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos adianta que, em conjunto com a Secção Regional Sul, está a “preparar um programa que inclua medidas de auxílio às famílias e aos municípios afetados pela catástrofe”.

“O objectivo é criar um serviço vocacionado para, no futuro, apoiar o processo de reconstrução de alojamento e de espaço público, sempre que aconteçam tragédias de inusitadas proporções. As medidas compreenderão, nomeadamente o lançamento de uma Bolsa de Arquitectos e uma Bolsa de Materiais de construção de apoio a emergências”, lê-se no comunicado.

Os interessados em aderir à bolsa "Arquitectos Voluntários de Apoio a Emergências - AVAE", podem fazê-lo através do email: voluntarios.arquitectos@oasrn.org.

A bolsa irá “estruturar a disponibilidade demonstrada por profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afectadas por calamidades, para o encontro de soluções técnicas que garantam o regresso das famílias às suas habitações e à apropriação do espaço público com segurança”.

Já a bolsa de materiais irá “articular e promover a angariação de materiais de construção que auxiliem o processo de reconstrução das zonas atingidas”.

“Os recursos técnicos e materiais gerados por estas iniciativas serão postos ao dispor dos municípios mais atingidos (neste caso já contactados), de forma a realizar um trabalho articulado e útil com estas entidades e que possa ter reflexos positivos no terreno”, refere a Ordem dos Arquitectos.

O programa e respectivo regulamento serão divulgados “o mais breve possível”.

As secções regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos querem que esta iniciativa “seja um contributo de esperança e resiliência para o futuro das populações de Pedrógão Grande, de Figueiró dos Vinhos e de Castanheira de Pêra”.