CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hotel Sapientia em Coimbra projectado pela depA

2 de janeiro de 2019

Como todos os grandes projectos, o hotel nasceu de um sonho. O sonho de reconstruir 3 edifícios dos Séculos XVIII e XIX na Alta da cidade de Coimbra, transformando-os num hotel de charme e de requinte despretensioso. Se o proprietário teve o sonho – no caso, a empresa Senha & Contra Senha — o atelier de arquitectura depA tratou de o concretizar. O resultado está aí: o Sapientia Boutique Hotel Books & Wine ****, com 22 unidades de alojamento de diferentes tipologias, com zona de restauração, sala polivalente, Rooftop e um Pátio que dá pelo nome de “Tias Camelas”.

Segundo os proprietários, o novo hotel “é o cruzamento da ousadia da arquitectura contemporânea com o respeito pelos traços do passado”.

Inserido na área de protecção à Zona Património Mundial da UNESCO, O projecto concretizou “uma intervenção global nos três edifícios articulados por um logradouro comum, procurando um equilíbrio entre a necessidade de intervenção profunda nos edifícios pré-existentes para a sua adaptação às exigências próprias de um edifício contemporâneo e as pesadas exigências legais e, ao mesmo tempo, o cuidado que uma intervenção deste tipo deve manter perante a sua envolvente, a sua relevância histórica e o seu grande valor arquitectónico e construtivo” - afirma a memória descritiva do colectivo da depA.

Fundado e sediado no Porto, o colectivo depA “é um espaço de discussão e criação arquitectónica, tanto na sua forma de projecto como nas suas variáveis interdisciplinares” - assim se definem os seus criadores e integrantes. Ao longo dos anos, o depA tem desenvolvido projectos de arquitectura das mais variadas escalas e elevados graus de exigência, de encomenda tanto pública como privada.

Ficha do Projecto

Arquitectos: depA

Localização: Alta de Coimbra, Portugal

Autores: Carlos Azevedo, João Crisóstomo, Luís Sobral, Miguel Santos, Sara Pontes, Margarida Leitão

Especialidades: CPX, Ncrep, Mse Consultores Financertus

Área: 2200 m2

Ano do projecto 2017

Fotografias: José Campos