CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Homenagem aos arquitectos Victor Palla e Bento d'Almeida

11 de abril de 2017

A primeira exposição dedicada à dupla de arquitectos Victor Palla (1922-2006) e Joaquim Bento d’Almeida (1918-1997), responsáveis pela introdução do modelo americano de ‘snack-bar’ em Portugal, é hoje inaugurada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A dupla de arquitectos, conhecida indiferentemente por Bento d’Almeida e Victor Palla ou Victor Palla e Bento d’Almeida, constituiu um atelier em 1946 e aderiu à arquitectura moderna, tendo-se empenhado na militância da profissão e mantendo-se no activo por mais de 25 anos.

É o resultado dessa parceria - que se traduziu em mais de 700 projectos em Portugal e em África - que está pela primeira vez patente ao público, a partir de hoje e até dia 10 de Junho.

Apesar de serem escassas as obras que se mantiveram inalteradas, juntando o legado do atelier a informação proveniente de colecções particulares e de arquivos públicos foi possível aos curadores (e netos dos arquitectos), Patricia Bento d’Almeida e João Palla Martins, montar esta exposição.

 

5 núcleos expositivos

A mostra encontra-se dividida em cinco núcleos: construção da dupla; estabelecimentos comerciais (‘snack-bars’, farmácias, cabeleireiros e institutos de beleza e lojas); moradias de iniciativa privada e de época; edifícios (habitação familiar e escritórios); equipamentos (escolares, fabris, hoteleiros e de lazer).

No primeiro núcleo é possível, através sobretudo de fotografias que tiravam um ao outro, perceber a forma como trabalhavam em conjunto estes dois arquitectos que cedo perceberam que “não funcionavam um sem um outro” e decidiram, por isso, criar um atelier, explicou Patricia Bento d’Almeida, durante uma visita guiada à exposição.

Além dos retratos, há uma fotografia reveladora do trabalho no atelier, com os dois arquitectos e vários desenhadores em redor de uma mesa, bem como modelos do design gráfico do atelier, como papéis de carta e exemplares da revista Arquitectura, na qual colaboraram (nomeadamente no desenho da capa) a partir do número 25.

Ainda neste núcleo há um pequeno filme de entrevistas a arquitectos, artistas e ilustradores da época, como é o caso de Abel Manta, que privaram com os arquitectos, assim como exemplares de cartões de boas festas desenhados por eles para clientes e amigos.

 

O bar americano, vulgo “snack-bar”

O segundo núcleo é sobretudo dedicado aos ‘snack-bars’, modelo de bar americano que foi trazido para Portugal pela dupla e que era totalmente desconhecido, ao ponto de terem tido que explicar à Câmara Municipal de Lisboa, em memória descritiva, em que consistia: “‘Snack’ significa refeição ligeira e ‘bar’ significa barra, portanto uma refeição ligeira à barra, ou seja, servir refeições ligeiras ao longo de um balcão”, contou a curadora.

Términus foi o primeiro snack-bar em Portugal, precursor de um trabalho de design que se estendeu ao longo de anos e que resultou em ‘snack-bars’ emblemáticos em Lisboa como o Pique-Nique, Tique-Taque, Pam-Pam, ou os ainda existentes Galeto (Av. da República) e, no Porto, a Confeitaria Cunha (rua Sá da Bandeira), todos eles presentes na exposição, em fotografias, plantas e mostras de azulejos decorativos de interiores.

Quanto a outros estabelecimentos comerciais, destaca-se a transformação de apartamento em cabeleireiros ou a criação de institutos de beleza, dos quais há plantas, fotos e até um exemplar de uma poltrona de um cabeleireiro.

No âmbito das moradias, receberam encomendas para vários projectos habitacionais ou de férias, em que exploraram a nova arquitectura, seguindo a linha de Corbusier, como a ligação de dois andares em rampa, a elevação da casa sobre pilotis, com um jardim por baixo, janelas grandes, corridas e longas e aproveitamento da cobertura para terraço-solário.

 

A colaboração com a revista “Eva”

A dupla foi também responsável pelos projectos das moradias unifamiliares que a revista Eva começou a sortear em 1952, no Natal, dos quais existem exemplares em desenho, planta, esquisso e fotografia.

A finalizar a exposição, no núcleo dos edifícios, há projectos de prédios de rendimento (habitação colectiva de iniciativa privada), bem como, no núcleo dos equipamentos, fotografias e plantas de escolas, fábricas e estabelecimentos hoteleiros.

 

Bilheteira

Entrada Grátis para menores de 18 anos , bilhete pago a partir dos 18 anos (inclusivé)

Horário de funcionamento

De terça a domingo | Encerra à segunda-feira

Das 10:00 às 18:00

Última entrada 17:30

Lusa/DI