CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

"Gravidade em Suspenso" venceu Concurso Sommer Pavilion

26 de julho de 2018

O projecto "Gravidade em Suspenso" da autoria da arquitecta Inês Abreu Ribeiro e do engenheiro Fernando Coutinho de Vasconcelos Pereira da Silva venceu o Concurso Internacional de Ideias Sommer Pavilion.

O concurso foi promovido pela Câmara Municipal de Cascais com a assessoria técnica da OASRS - Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul. O júri considerou que, das 49 propostas apreciadas (sendo que das 51, duas foram excluídas por se encontrarem repetidas), a vencedora, coordenada pela arquitecta Inês Abreu Ribeiro destacou-se pela “estimulante abordagem ao tema do concurso, explorando diferentes estados de água sob a forma de um “pavilhão da chuva” e um “pavilhão do nevoeiro” que se relacionam mutuamente.”

O júri acrescentou ainda que “foi salientada a elegância da proposta e a sua contenção formal, usando o mínimo de materialidade para criar o máximo de poesia e experiência”, considerando-se “coerente e adequado o programa de curadoria com enfoque em actividades pedagógicas no domínio dos temas da ecologia.”

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à proposta do arquitecto Nuno M. Sousa + Animali Domestici “pela originalidade na abordagem conceptual, com a visão de uma vida harmoniosa com a água e todos os tipos de seres vivos: humanos, animais e plantas. O Júri foi sensível a esta imagem disruptiva, poética e coerente que, no entanto, extravasa um pouco o tema principal do concurso, mas que pode ser interessante para um outro futuro projecto."

O autarca de Cascais anunciou que em breve será lançado um novo concurso de conceção para o projecto da Unidade de Saúde de Cascais.

A ideia vencedora vai ser construída e ficará patente entre Agosto e Outubro de 2018 no Jardim Costa Pinto, ao Lado da Casa Sommer, no centro histórico de Cascais.

O júri do concurso de ideias Sommer Pavilion 2018 foi composto pelos arquitectos Pedro Gadanho, Oya Atalay Franck, Philippe Starck, Miguel Marcelino, João Veríssimo, Georg Pendl e Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.