CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Grândola: escultura assinala requalificação da Praça da República

22 de fevereiro de 2018

Obras de seis reconhecidos escultores portugueses vão estar expostas na Praça da República, em Grândola (Setúbal), a partir de sexta-feira, para assinalar a inauguração da requalificação do espaço, onde foram investidos mais de 120 mil euros.

A inauguração da intervenção efectuada na praça, um espaço “emblemático” e situado no centro da vila alentejana, está agendada para as 18:00, indicou hoje a Câmara de Grândola, explicando que a cerimónia inclui a abertura da exposição colectiva de escultura.

João Sotero, Vitor Ribeiro, António Canau, Pedro Fazenda, Rui Horta Pereira e Paulo Neves são os escultores representados na mostra, que vai poder ser visitada pelo público, na renovada Praça da República, até ao dia 1 de Maio.

“Metamorfose”, uma peça em mármore da autoria de João Sotero, “Árvore para um Jardim”, esculpida em calcário e “assinada” por Vitor Ribeiro, e “O Esqueleto, Costelas sob Suposta Influência de Camilo”, em ferro e criada por António Canau, são três dos trabalhos expostos.

Os outros são uma escultura em mármore e vidro, sem título, de Pedro Fazenda, a peça “Formigueiro”, em mármore travertino e da autoria de Rui Horta Pereira, e “Rodas”, peça em ferro do autor Paulo Neves.

Segundo o município alentejano, a intervenção na Praça da República resultou de um investimento superior a 120 mil euros, com uma comparticipação financeira de 85% do valor elegível, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo programa de apoios comunitários Portugal 2020.

As obras incluíram a plantação de novas palmeiras, “de acordo com uma nova geometria”, que “potencia as qualidades especiais” do lugar, a instalação de focos de pavimento e mobiliário urbano e a recolocação da estátua de homenagem ao político republicano Dr. José Jacinto Nunes.

A inauguração da praça, segundo o município, é um “momento bastante aguardado pela comunidade” e “devolve à população um novo e revalorizado espaço público de encontro, cultura e lazer”.

Neste projecto, continuou, foram “preservadas e resgatadas as características que construíram a memória física e social deste lugar icónico de Grândola”.

A câmara frisou ainda que o objectivo desta requalificação, que está inserida “num conjunto de intervenções de melhoramento do espaço público” que está a ser desenvolvido, é contribuir para uma “nova dinâmica turístico-cultural” na vila.

Lusa/DI