CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Grandes nomes da arquitetura nacional e internacional em Lisboa

21 de junho de 2018

Carrilho da Graça, Junya Ishigami, Gonçalo Byrne, Annette Gigon, Paulo Martins Barata, Marie Jose Van Hee e Tiago Mota Saraiva são alguns dos arquitectos presentes no Archi Summit 2018.

A 4ª edição deste evento de arquitectura, que este ano se realiza nos dias 12 e 13 de Julho, no LX Factory, em Lisboa, tem como tema os novos desafios da habitação e o ordenamento do espaço público, num programa multicultural que vai reunir arquitectos provenientes da América Latina, Asia e Europa.

Quais as soluções para a escassez de espaços para habitação nas grandes cidades? O Turismo vai acabar com a habitação nos centros urbanos? De que forma se pode potenciar a vivência nos espaços públicos? O que nasce primeiro: habitação ou espaço público? São algumas das questões a debater nas conferências do Archi Summit 2018.

Bruno Moreira, responsável pela organização destaca nesta edição, "em primeiro lugar, a excelência dos oradores. Conseguimos conciliar muito valor nacional, mas ao mesmo tempo ir ao Japão buscar o arquiteto Junya Ishigami, e ao Chile para trazer o ateliê Pezo".

Para receber as exposições, as conferências, workshops paralelos e as restantes actividades, o Archi Summit 2018 irá contar com uma área de 1.500m2 na sala XL do LX Factory, cuja decoração será inspirada num projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas, executado para uma exposição realizada em Nova Iorque, celebrando a simbiose entre o bruto e o quase devoluto. Tendo a cerâmica nacional como elemento de destaque na edição deste ano, o layout da exposição contará com um auditório central rodeado pela área de exposições destinada ao networking, totalmente orientada para o segmento da construção e desenvolvimento de projecto.

No primeiro dia do evento, dedicado ao espaço público, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Pedro Dinis e Paula Melâneo participam numa conferência sobre o tema e que dará o mote à apresentação de projectos da arquitecta belga Marie Jose Van Hee, da dupla catalã do ateliê Ted’A Jaume Mayol e Irene Pérez Pirrefer, recentemente galardoados na edição deste ano dos prémios ibéricos de arquitetura FAD Awards, e do atelier chileno Pezo, no período da tarde. O segundo dia do Archi Summit, dedicado aos desafios da habitação, contará com a participação dos arquitectos portugueses Paulo Martins Barata, Tiago Mota Saraiva, Paulo Marques Correia e Catarina Almada e posteriormente com a apresentação de projectos do arquitecto japonês Junya Ishigami, da arquitecta suíça Annette Gigon e do ateliê francês Bruther.