CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Fotografias do italiano Guido Guidi sobre obras de Siza na Casa da Arquitectura

9 de abril de 2021

 A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, reabre dia 17 com uma exposição do fotógrafo italiano Guido Guidi sobre obras do arquitecto Álvaro Siza e a 08 de maio inaugurará uma mostra sobre a participação portuguesa na bienal de Veneza.

Após o período de confinamento, a Casa da Arquitectura anunciou que retomará as suas actividades com a exposição “Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza”, que tem curadoria de Paula Pinto e Joaquim Moreno.

Os curadores selecionaram oito projectos situados em Lisboa, Porto e Matosinhos, que estarão representados através de 97 imagens de Guido Guidi.

“Arquigrafias” oferece um “diálogo entre a obra fotográfica de Guido Guidi (Cesena, 1941) e a obra arquitetónica de Álvaro Siza (Matosinhos, 1933) e constitui um encontro singular entre duas figuras ímpares nos seus respetivos campos de trabalho”, refere a Casa da Arquitectura.

 

Arquitectos Portugueses na Bienal de 1975-2021

A 08 de Maio, será inaugurada a exposição “Radar Veneza: Arquitectos Portugueses na Bienal de 1975-2021”.

A mostra propõe uma viagem reflexiva sobre a participação portuguesa ao longo dos 46 anos de representação nacional em Veneza, desde 1975 até à actualidade.

Com curadoria de Joaquim Moreno e Alexandra Areia, a próxima exposição da Casa da Arquitetura ficará patente na Nave Central até 10 de Outubro.

A Direcção-Geral das Artes depositou na Casa da Arquitectura o acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza e é sobre esse espólio que a exposição é trabalhada, reunindo projectos de “alguns dos nomes mais considerados” na arquitectura portuguesa, esclarece a instituição.

Lusa/DI