CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: o Convento da Graça

10 de julho de 2017

Desde início do corrente mês é possível visitar gratuitamente parte do Convento da Graça alvo de extensas obras de restauro depois de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Fábrica Paroquial da Freguesia de Santo André-Graça e a Real Irmandade de Santa Cruz e Passos da Graça. Coube à autarquia custear a operação de restauro, orçada em cerca de 360 mil euros, a troco da disponibilização do usufruto pelo público destes espaços, integrantes de um edifício classificado como Monumento Nacional e até agora afastados dos olhares mais curiosos.

O conjunto de igreja e convento pertencia à Ordem dos Agostinianos Eremitas, associada à Ordem de Santo Agostinho, também era conhecida por Ordem dos Gracianos.

O convento foi fundado no Monte de São Gens, no antigo local conhecido por Almofala - onde D. Afonso Henriques acampou com as suas tropas durante o cerco a Lisboa em 1147.

A torre sineira é obra de Manuel da Costa Negreiros e data de 1738. Com o terramoto de 1755, grande parte da igreja ruiu, sobretudo a fachada, as abóbadas da capela-mor e do cruzeiro. Na reconstrução, optou-se por um interior sóbrio, cujas capelas, de talha dourada, imprimem uma linguagem ainda rocaille de finais do século XVIII. O seu interior é marcado pela talha dourada, azulejos e pintura do tecto.

 

Fotografias: Jorge Guerra Maio