CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Paris, Cidade Luz

9 de abril de 2018

Paris é capital e maior cidade da França. Actualmente, vivem na sua região metropolitana cerca de 9,5 milhões de habitantes, cerca de 2,1 milhões só na capital.

Durante muito tempo Paris foi o maior pólo cultural do mundo. A cidade abrigou muitos dos mais criativos e talentosos pintores, como Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin, além de impressionistas, como Manet, Cézanne, van Gogh, Renoir, Edgar Degas e Claude Monet. Hospedou ainda gerações de famosos escritores, como Honoré de Balzac, George Sand, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Henry Miller e Collete, assim como grandes pensadores, que se reuniam nos famosos cafés do Champs-Elysées. Paris conserva ainda algumas das melhores obras de arte do mundo. A colecção do Museu do Louvre inclui obras como a Vénus de Milo e a Mona Lisa, além de esculturas do século VII a.C. ao século XIX.

Entre os tesouros da humanidade presentes na cidade estão a catedral de Notre-Dame e a Sainte-Chapelle, repleta de vitrais, construída para abrigar a suposta coroa de espinhos colocada sobre a cabeça de Cristo durante sua crucificação. Tem ainda a Torre Eiffel (construída em 1889), símbolo da cidade, e o Arco do Triunfo, terminado em 1836.

 

Texto e Fotografias: Jorge Maio