CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Palácio Fronteira à noite

1 de outubro de 2018

O Palácio é constituído por um corpo principal do século XVII ao qual foi acrescentada uma ala no século XVIII. O corpo principal consiste, em esquema, num rectângulo no qual se inserem quatro torres, ligeiramente projectadas para o exterior das quais duas existem realmente e são chamadas Torrinhas, e outras duas são residuais e apenas deixaram vestígios. O Terraço, ou Galeria das Artes, rompe o rectângulo base, desde o século XVII, já que se prolonga em direcção à Capela. É esta ruptura com o esquema base, que se deve à pré-existência da Capela e ao arrojo de quem concebeu o projecto, que torna esta casa ímpar na história da arquitectura, além dos revestimentos azulejares e, em menor grau, dos revestimentos de embrechados e da profusão de estatuária.

No conjunto Tanque dos Cavaleiros / Galeria dos Reis, que constitui o limite Sul do Jardim Formal, estão colocados bustos de todos os Reis de Portugal entre D. Afonso Henriques e D. Pedro II, com exclusão dos Filipes.

O Palácio Fronteira ocupa um lugar único na azulejaria portuguesa do século XVII. Não só já na sua época era um dos maiores conjuntos azulejares de azulejaria no conjunto da arquitectura civil, como é, practicamente, o único em que os azulejos se encontram ainda in situ, designadamente ao ar livre.

Situado em Benfica e com visitas nos dias úteis.

Fotografias de Jorge Maio