CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: O Castelo circular de Arraiolos

30 de maio de 2016

Conhecida pelos seus seculares tapetes bordados a lã, Arraiolos domina na planície alentejana. Nela despontam o seu imponente Castelo, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia, o Convento e actual Pousada de Nossa Senhora da Assunção, o Pelourinho e todo o centro histórico.

O Castelo de Arraiolos, data de construção de 1305, sendo um dos poucos no mundo com arquitectura circular. A edificação interior encontra-se um pouco degradada pelo tempo, embora as muralhas elipsoidais e o seu vasto relvado se encontrem em excelente estado de conservação.

Localizado no cimo do monte de São Pedro, proporciona uma vista 360 graus sobre a planície alentejana.

Um pouco mais abaixo, o antigo Convento - actual Pousada de Nossa Senhora da Assunção de Arraiolos - ergue-se em terrenos que outrora integravam a Quinta do Paço, propriedade de D. Álvaro Pires de Castro, irmão de D. Inês de Castro, e a quem D. Fernando I fizera 1º Conde de Arraiolos, em 1371.

No início do século XVI, foram doadas terras e móveis à Congregação de São Jorge de Alga, originária de Veneza, e conhecida em Portugal por Ordem de Santo Elói, em 1526, para que nela se edificasse um mosteiro dedicado a Nossa Senhora da Assunção.

Igreja e edifício conventual

A construção do edifício foi iniciada em 1527, nas vésperas da festa da Assunção da Virgem. Nesse mesmo ano se começou a erguer a capela-mor da igreja, representando a parte mais antiga do conjunto, ainda de inspiração manuelina. A nave, integrando igualmente elementos manuelinos, estaria terminada em c. 1537. Deste período inicial data ainda o portal principal, atribuível ao mestre João Marques, autor da porta do Hospital da vila, este de 1525. Seguiram-se as obras do claustro, após 1537, e das restantes dependências, que se arrastaram até finais do século XVI. O edifício ficaria praticamente concluído em 1592, tendo entretanto recebido diversas intervenções decorativas. Seguiu-se uma importante campanha de renovação, já de 1700, quando, entre muitas outras alterações, foram executados os requintados silhares de azulejos forrando integralmente a capela-mor e a nave.

O conjunto arquitectónico é composto pela igreja e pelo edifício conventual, a Norte, sendo ambos separados por uma grande torre sineira. A actual fachada do templo, com remate em empena triangular, é já de c. 1590, constando de um alpendre aberto por seis arcos de volta perfeita, em granito, sobre o qual assenta o coro alto, iluminado por janelão rectangular.

Textos www.patrimoniocultural.pt e C.M de Arraiolos

Nota: O projecto de reabilitação do velho Convento e a sua integração numa moderníssima Pousada de Portugal é da autoria do arquitecto José Paulo dos Santos

Fotografias de Jorge Maio