CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Córdova, Espanha

19 de fevereiro de 2018

Abderraman, o terceiro da fértil dinastia peninsular, rompe definitivamente com o Califado de Bagdad fundando o não menos famoso Califado de Córdoba. Uma época esplendorosa se abre e um potente império comprimido entre o Magrebe e o norte peninsular, tutela dos francos e sacro Império Romano Germânico. Uma capital do mundo com mais de 500.000 habitantes tem uma brilhante existência própria, e é o lugar da peregrinação dos maiores cientistas, filósofos, astrónomos e matemáticos da época.

Dos alvores do século X, o emirado cordovés estreia uma centúria de esplendor com a conversão no reino mais poderoso do ocidente europeu. A convergência singular de uma figura como Abderraman III (912 - 961), um crescimento económico sustentado e o fim do Império Carolíngio como contrapeso ao cordovés são os responsáveis de esta metamorfose.

Realizam-se obras públicas que a convertem na cidade de maior importância da Europa tanto pela população como por ser o farol cultural e político da referência. É a primeira cidade da península que teve pavimentadas as suas ruas, iluminação pública nocturna e sistema de esgotos, algo extraordinário tendo em conta a época.

Na melhor tradição tolerante do mundo islâmico, no domínio do governo, Abderramán III desde palácio em Medina Zahara concilia os berberes com os cristãos e judeus.

 

Texto e Fotografias: Jorge Maio