CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA COM ARTE: a Cidade-Estado do Vaticano

7 de novembro de 2016

O Estado da Cidade do Vaticano é o núcleo oficial da Igreja Católica, o menor país do globo, localizado no interior de outra nação, a Itália, próxima à capital, Roma. Ela constitui uma cidade-estado autónoma, desprovida de águas costeiras, e perfaz somente 0,44km², o que corresponde a um vasto quarteirão.

O idioma convencional do Vaticano é o italiano e o latim; este pequeno Estado, apesar de sua dimensão, também conta com diplomatas ao longo do globo, bem como abriga embaixadas de outros países, particularmente em Roma. Esta cidade foi criada em 1929, diferentemente da Santa Sé, a qual é tão antiga quanto o próprio Cristianismo original.

O Papa reside no Palácio Apostólico desde o regresso do papado a Roma, em 1377, pois temporariamente o poder papal estava concentrado na cidade de Avignon, localizada no Sul da França. O Palácio Apostólico ou Papal é um complexo de construções situadas ao lado da Basílica de São Pedro, que compreende cerca de onze mil e 500 aposentos e 20 pátios. O actual Papa Francisco decidiu residir numa simples residência do Vaticano, conhecida por Casa Santa Marta, em lugar de ocupar as amplos e sumptuosas instalações papais.

Texto e fotografias: Jorge Maio