CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Faro: “Prémio Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagista”

19 de janeiro de 2019

O Município de Faro lança o “Prémio Municipal de Arquitectura e Arquitectura Paisagista”, referente ao ano de 2019, cujas candidaturas deverão ser formalizadas entre 1 de Fevereiro e 31 Março do presente ano.

“Promover e incentivar a qualidade arquitectónica, a dignificação da imagem urbana, a valorização e distinção das obras mais relevantes a nível municipal, bem como a salvaguarda do património do concelho” - são os objectivo últimos da adilidade algarvia. Com a atribuição deste prémio pretende traduzir publicamente o reconhecimento do Município ao autor do projecto, ao promotor e ao construtor.

Ao concurso podem concorrer entidades públicas e privadas e os autores dos projectos de arquitectura e arquitectura paisagista das obras que tenham obtido a correspondente autorização de utilização nos anos de 2017 e 2018.

O prémio será distribuído por 3 secções distintas: Obra Nova; Recuperação/Reabilitação e Espaços Exteriores.

O Prémio Municipal de Arquitetura foi instituído em 1995 pela autarquia da Faro com o objectivo de “incentivar as boas práticas desta disciplina e contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e construída do concelho”. No entanto o prémio deixou de se realizar com a regularidade preconizada, tendo sido retomado em 2017, com o prazo bienal, e com uma novidade, a inclusão da arquitectura paisagista como uma das disciplinas a distinguir.