CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Espigueiro-Pombal em Ponte de Lima ganha Prémio Blueprint

12 de outubro de 2018

O projecto do Espigueiro-Pombal do Cruzeiro, do atelier Tiago do Vale Arquitetos, recebeu ontem o prémio Blueprint na categoria de "Melhor Projecto Sustentável", foi anunciado em Londres.

O projecto em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, já tinha vencido em Julho o prémio do júri e do público na categoria de Conservação dos prémios A+, da plataforma Architizer.

A estrutura datava originalmente do final do século XIX e era composta por dois espigueiros tradicionais em bases graníticas unidos por uma cobertura comum, que passou a abrigar um pombal.

O trabalho de reconstrução implicou a substituição das madeiras apodrecidas "peça a peça", aproveitando ao mesmo tempo para "corrigir a fragilidade estrutural original" com elementos de travamento diagonais em localizações estratégicas.

Dispensado da utilização agrícola, o edifício modernizado passou a ser um espaço de uso genérico, não tendo uma função específica.

"O Espigueiro-Pombal do Cruzeiro é agora um santuário entre as copas das árvores, uma forma icónica na paisagem rural minhota", garantem os arquitectos.

A Casa na Fuseta, concelho de Olhão, distrito de Faro, do arquitecto Miguel Arruda, também era finalista na categoria de "Melhor Projecto Residencial Não-Público", mas o prémio foi atribuído ao atelier chinês gad x line+ studio pelo empreendimento de habitação económica na localidade de Dongziguan, no distrito de Fuyang.

Nesta 5.ª edição, os Blueprint Awards, criados pela publicação britânica especializada, foram atribuídos por um júri constituído alguns profissionais reconhecidos da arquitectura e design mundiais, entre os quais Daniel Libeskind e David Adjaye.