CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Eliana Sousa Santos vence Prémio Fernando Távora

5 de abril de 2017

A arquitecta Eliana Sousa Santos venceu a 12.ª edição do Prémio Fernando Távora, com a proposta “Branco a Branco – White salts, white sands” – Uma viagem pelo deserto Americano e Novo México.

A proposta “Branco a Branco – White salts, white sands” foi distinguida pelo júri do galardão pela abrangência disciplinar do seu conteúdo, relacionando paisagem, arte e arquitectura e, por outro lado, pela sua referenciação à arquitectura chã e à simplicidade buscada num território abstracto e intangível, “O retiro para um lugar onde o intangível é mais presente, um lugar abstrato” (excerto da proposta de viagem). Para a concretização da proposta, Eliana Sousa Santos vai receber uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros.

Actualmente a arquitecta é investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra com o projecto “George Kubler’s Shape of Time: The Historiographical effect of Portuguese Plain Architecture in Post-revolutionary Portugal”.

A conferência de apresentação do resultado da viagem de Eliana Sousa Santos vai realizar-se a 2 de Outubro de 2017, Dia Mundial da Arquitectura, na Câmara Municipal de Matosinhos.

 

O Prémio Fernando Távora é organizado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitectura (ACA), contando com o patrocínio da Ageas Portugal.

O galardão surge como homenagem ao arquitecto Fernando Távora personalidade de referência enquanto arquitecto e pedagogo e cidadão.

Lançado em 2005, o prémio distinguiu até agora os arquitectos: Nélson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaço, Marta Pedro, Paulo Moreira, Sidh Mendiratta, Susana Ventura, André Tavares e Maria Neto.