CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Eleitos Obras do Ano 2019 pelos leitores do ArchDaily (Brasil)

25 de abril de 2019

Dos 15 finalistas da Obra do Ano de 2019, prémio que distingue o melhor da arquitectura lusófona, foram eleitos os três projectos vencedores que ocupam o pódium da edição deste ano.

Os leitores daquele que é considerado o maior portal de arquitectura do mundo escolheram os seus projectos favoritos construídos nos países de língua portuguesa.

Desta vez, três obras brasileiras receberam mais votos, que “além de mostrar diversidade arquitectónica, são exemplos do impacto público que a arquitectura deve oferecer” - segundo o portal . Entre os 15 finalistas, 9 projectos eram brasileiros e 6 portugueses (a Praça da Fonta Nova, em Lisboa; o Centro de Artes de Águeda, o Centro Lubango, em Angola, a Casa na Rua do Paraíso, no Porto, O Palacete da Quinta Marques Gomes, em Gaia, e a CloakedHouse, em Marco de Canaveses).

Conheça os três vencedores a seguir!

1º Prémio

Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitectura

O projeto vencedor, Museu Cais do Sertão, do escritório Brasil Arquitetura, “apresenta o universo do sertão em suas múltiplas vertentes formadoras de um modo de ser brasileiro”

2º Prémio

Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos

Segundo o porto, o prémio atribuído ao nosso bem conhecido Paulo Mendes da Roca, autor do Museu dos Coches, em Lisboa, “demonstra o poder do reuso das arquiteturas, transformando e incorporando a estrutura de uma antiga loja de departamentos abandonada há décadas em um equipamento urbano de escala metropolitana”.

3º Prémio

Casa João de Barro / Terra e Tuma Arquitetos Associados

O terceiro prémio foi atribuído à Casa João de Barro, da autoria de Terra e Tuma Arquitetos Associados, projecto que – na opinião da ArchDaily Brasil “mostra o respeito ao contexto e a inclusão da casa em seu entorno e a paisagem”.