CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

Elbphilharmonie, mais que a excepcional sala de espectáculos

23 de agosto de 2017

Com a assinatura da dupla suíça de arquitectos, Herzog & de Meuron, o recém inaugurado Elbphilharmonie é uma das maiores e acusticamente mais avançadas salas de espectáculos do mundo e um excelente exemplo de arquitectura contemporânea.

Construído nas margens do rio Elba, no Porto de Hamburgo, acomoda uma sala filarmónica, um salão para música de câmara, restaurantes, bares, um terraço com vista panorâmica sobre a cidade e o seu porto, um complexo de apartamentos de luxo, hotel, centro de fitness, salas de conferências e estacionamentos.

O nova estrutura imobiliária entronca num vetusto e renovado armazém das docas de Hamburgo - o Kaispeicher -, desenhado por Werner Kallmorgen, construído entre 1963 e 1966 e utilizado como armazém até aos finais do século passado. Originalmente “construído para suportar o peso de milhares de sacas pesadas de cacau, a sua sólida estrutura acolhe agora a novíssima Filarmónica alemã.

 A impressionante fachada de vidro com 21.800m2 foi feita com produtos Guardian Glass e é parcialmente constituída (aproximadamente 5.000m2) de vidro curvado que a transforma num enorme cristal de quartzo mudando continuamente à medida que capta os reflexos do céu, da água e das luzes da cidade.

A nova Elbphilharmonie no Kaispeicher converteu-se num atractivo centro de vida social, cultural quotidiana para os habitantes de Hamburgo e para todos os visitantes de todo o mundo que visitam aquela importante cidade alemã.