CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Dia Nacional do Arquitecto celebrado em Lisboa e no Porto

1 de julho de 2019

O Dia Nacional do Arquitecto vai ser assinalado na quarta-feira em Lisboa e, na quinta-feira, no Porto, com cerimónias para homenagear os profissionais com mais de 50 anos de vida associativa, organizadas pela Ordem dos Arquitectos.

De acordo com a organização, a cerimónia de 3 de Julho, Dia Nacional do Arquiteto, decorrerá às 18:00 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

No Porto, no dia seguinte, quinta-feira, a cerimónia decorrerá na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, também às 18:00, e têm ainda como finalidade encerrar as comemorações dos 20 anos da Ordem dos Arquitectos.

"A ideia de fazer coincidir o final das comemorações dos 20 anos da Ordem dos Arquitectos com uma homenagem aos membros com 50 ou mais anos de vida associativa é a consequência natural da opção anunciada na tomada de posse desta direcção", lê-se num texto do presidente da Ordem, José Manuel Pedreirinho, publicado no sítio ‘online´ da entidade.

"É também a manifestação da nossa vontade relembrar muitos daqueles que, no anonimato do seu trabalho enquanto arquitectos, e nas suas múltiplas actividades, contribuíram para a construção desta casa que, apesar das suas muitas limitações e contradições, é o resultado de um trabalho continuado de muitas direcções que sempre souberam manter-se na intransigente defesa dos arquitectos portugueses", acrescenta.

O Dia Nacional do Arquiteto é assinalado anualmente a 3 de Julho com o objectivo de celebrar a função social, a dignidade e o prestígio da profissão.

Lusa/DI