CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma dupla vencedora no Design de Interiores

2 de março de 2015

Tudo começou em 2009 quando Mariana Esteves Serra e Rita Valadão Gomes, amigas de curso na Escola de Artes Decorativas da Fundação Espírito Santo onde tiraram a licenciatura em Design de Interiores, decidiram se aventurar num negócio e abrir um atelier que concilia a arquitectura com o design e as artes decorativas.

Com apenas cinco anos de existência o atelier Spaceroom das duas designers conseguiu alcançar um dos mais importantes prémios da área o A’Design Award & Competition na categoria de "interior spaces in exhibition" com um projecto de arquitectura e design de interiores em Talatona, Angola.

O reconhecimento do trabalho diferenciador desta dupla de sucesso que procura dar uma abordagem única e exclusiva dos espaços. A prioridade desta equipa é a elegância e o conforto aliados à forma e à função. Para Mariana e Rita o desenvolvimento de cada projecto obriga a determinados critérios rigorosos de escolha de materiais, cores, texturas até ao mais ínfimo detalhe. “Todos os projectos assinados pelo atelier Spaceroom são feitos de pormenores”, explicam as designers.

Uma casa com uma arquitectura e decoração eterna

Sobre o projecto vencedor do A’Design Award & Competition, trata-se de uma casa particular, para uma pequena família constituída apenas por três pessoas, pais e filha. “A única exigência colocada à partida por este cliente foi que queria ter uma casa totalmente branca. O resultado final não é totalmente branco, pois acreditamos que a cor dá sempre vida e um toque especial aos ambientes. A madeira é uma material sempre muito presente nos nossos projectos, é um material nobre com o qual não dispensamos trabalhar e às vezes até ‘brincar’ um pouco”, revelam.

Contudo, o resultado final agradou a todos, não só o cliente ficou muito satisfeito, como o projecto ao longo dos tempos tem sido muito elogiado. “É um projecto que foi concebido há cerca de dois anos e continua muito actual. Conseguimos tornar esta casa com uma arquitectura e decoração eterna, no sentido em que acreditamos que tudo o que ‘nela’ colocámos, para além de muito pensado, é eternamente belo. Criámos um projecto actual, com peças deste século (XXI) mas nunca ignorando os grandes designers que o século xx nos deu. Estes continuam a ser para nós uma enorme fonte de inspiração”, salienta a equipa doSpaceroom.

Para além das peças desenhadas e concebidas pelo atelier, a dupla recorre com frequência ao mobiliário clássico e contemporâneo de grandes autores, nacionais e internacionais, tornando cada espaço único e irrepetível, ajustado ao gosto de cada cliente.

Além deste projecto vencedor o Spaceroom já realizou muitos outros onde deixaram a sua marca de elegância e sofisticação. Além de projectos de habitações em Portugal e em Angola, o atelier também tem trabalhos em lojas de renome internacional, tais como a MUU Store ou o Restaurante School nas Amoreiras.