CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

Setúbal homenageia calceteiros e calçada portuguesa

9 de novembro de 2020

No Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, está patente até ao final de Dezembro uma mostra fotográfica e documental que homenageia a calçada portuguesa naquela cidade e “aqueles que nela trabalham diariamente”.

"Da Calçada para o Museu" reúne cerca de quatro dezenas de fotografias com pormenores da calçada portuguesa em Setúbal, nomeadamente o brasão do município, figuras geométricas e ondas, registadas pela lente do fotógrafo Pedro Soares. Ao mesmo tempo, a mostra homenageia a profissão de calceteiro.

No núcleo "Calceteiros | Uma Identidade Profissional", o visitante pode apreciar uma série de instrumentos de trabalho da profissão de calceteiro, entre os quais picaretas e alavancas, assim como fotografias e testemunhos ddos únicos calcetairos aindo no activo ao serviço do munícipio.

"É uma profissão dura, com uma identidade profissional própria. Os calceteiros fazem o assentamento da calçada em modo artesanal e reproduzem os desenhos que lhes são entregues em moldes de madeira", pode ler-se numa das paredes da sala expositiva do Museu.

Ana Lúcia Rodrigues, Ana Rita Santos, David Pereira, Lucinda Fernandes, Mónica Souza, Rui Lima e Teresa Barreto são nomes de outros fotógrafos que contribuíram para a elaboração de "Da Calçada para o Museu".

Num segundo núcleo, instalado na mesma sala expositiva, encontra-se "Veja Lá Bem Onde Põe os Pés", o projecto original e inédito criado por Olinda Lima com o objectivo de devolver à calçada setubalense as pedras soltas, com um novo brilho, ilustradas com temas alusivos à cidade e à sua história, desde Bocage a Luísa Todi e ao Sado, sem esquecer a Arrábida e o Vitória.

Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, "Da Calçada para o Museu" pode ser visitada até 30 de Dezembro, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos entre as 14h00 e as 18h00.