CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

"Se Esta Rua Fosse Mar"

26 de julho de 2018

A arte urbana invade a zona da restauração de Matosinhos. Uma tela vai ser o piso das ruas, procurando reduzir e velocidade da circulação automóvel e induzir modos de circulação mais sustentáveis.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a Escola Secundária Augusto Gomes, a Idiot Mag e o Coletivo RUA, o projecto "Se Esta Rua Fosse Mar" vai, na sua primeira fase, dar cor a quatro artérias da cidade.

Partindo de um conjunto de desenhos desenvolvidos por alunos da Escola Secundária Augusto Gomes, o projecto tem como objectivo trazer o mar até à zona onde estão localizados os restaurantes que dão corpo à principal sala de refeições da região e à marca World's Best Fish. Serão também intervencionados os paralelepípedos das ruas Conde S. Salvador, 1º de Dezembro e do Godinho, sempre nos troços compreendidos entre a Avenida Serpa Pinto e a Rua Heróis de França.

De acordo com a autarquia, os elementos característicos da cultura piscatória e marítima de Matosinhos vão procurar conciliar a arte urbana, a segurança rodoviária e a mobilidade sustentável na cidade, nomeadamente num conjunto de artérias onde a velocidade máxima de circulação é de 30 km/h, de modo a compatibilizar o trânsito automóvel e a principal atividade económica daquela zona. "O projecto procurará, assim, beneficiar os modos suaves de circulação, nomeadamente o pedonal e o uso da bicicleta, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana", lê-se no comunicado.