CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

Roca recebe galardão máximo ‘Best of the best’ dos prémios de design Red Dot 2019

12 de julho de 2019

A Roca recebeu o galardão máximo dos prémios internacionais de design Red Dot 2019, com o melhor design inovador na categoria de 'Espaços de banho e equipamento sanitário' e um 'Best of the best' pela colecção de lavatórios desenhada pelo reconhecido arquitecto brasileiro Ruy Ohtake.

Criada para o mercado brasileiro, a colecção caracteriza-se por um design intemporal e orgânico, inspirado nas formas da natureza; mais concretamente, nas curvas das ondas, na linha do horizonte e na forma mais pura do design, o ovo. Ohtake desenhou quatro modelos de lavatórios, cada um disponível em quatro cores com acabamento mate (branco, grafite, castanho escuro e preto), para além do tradicional branco.

Toda a colecção foi produzida com a tecnologia Fineceramic®, exclusiva da Roca: um material cerâmico ultrafino com um máximo de 5mm de espessura, que permite ter peças 40% mais leves e 30% mais resistentes comparativamente aos lavatórios convencionais, com paredes muito finas e definidas que oferecem um maior design. Nas palavras do arquitecto, "eu gosto do elemento curvo porque é mais difícil que uma linha recta. O aspecto de uma curva é imprevisível e permite ter várias percepções". Trata-se da primeira linha de produtos para o espaço de banho desenhada por Ohtake, na qual conseguiu aplicar o seu reconhecido estilo arquitectónico.

Red Dot Award é uma das competições de design de maior prestígio a nível internacional, com mais de 60 anos de história. A cerimónia de entrega de prémios Red Dot 2019 teve lugar em Essen, Alemanha e, entre os premiados, também se encontram marcas como Apple, Samsung, Ferrari ou Sony. Em 2019 foram apresentados mais de 5.500 produtos de designers e fabricantes de 55 países diferentes. Um júri internacional composto por 40 experts de diversas áreas foi responsável por avaliar cada uma das propostas até seleccionar os projectos vencedores de cada categoria. Entre os mesmos, são escolhidos os 'Best of the best'.