CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projecto português nos finalistas do WIN Awards

2 de março de 2015

O design de interiores continua em destaque a nível internacional, desta vez o projecto do estúdio AMATAM, jovem gabinete de arquitectura, urbanismo e design, após várias fases de selecção, viu um dos seus projectos figurar entre os finalistas do prestigiado concurso internacional de design de interiores: WIN Awards, na categoria Leisure or Entertainment Venues.

Foram seleccionados mais de 610 projectos oriundos de 53 países, sendo nesta fase o único projecto português entre todos os finalistas.

Trata-se da remodelação de um espaço existente que foi convertido num espaço dedicado a actividades de tempos livres para crianças, enquadrado num Health Club em Linda-a-Velha.

“Projectar este espaço para crianças levou-nos a uma viagem no tempo e no espaço, na busca daquela inquietude que existe no fundo de todos os seres, do imaginário que nos faz sonhar e que procuramos sempre que necessitamos da nossa essência mais infantil e criativa. Este novo espaço, existente mas agora remodelado, seria uma oportunidade para criar um refúgio para os mais novos, um lugar onde pudessem dar asas a toda a sua criatividade. Para isso, foi fundamental a aplicação de cor de modo a estimular a percepção do espacial e visual, pelo que a psicologia da cor se tornou uma das premissas fundamentais com que abordámos esta intervenção”, revelam os jovens João Amaral, Manuela Tamborino, autores do projecto.

A equipa explica como foi pensado o projecto: O espaço existente definia-se através de duas grandes salas e um grande hall, cuja função inicial estava associada a eventos corporativos. No novo programa estipulado havia a necessidade de criar uma sala polivalente - ampla e versátil, que permitisse diferentes usos, uma sala de leitura – dedicada ao apoio escolar, visionamento de filmes, leitura de livros, uso de material informático didáctico; uma sala de artes plásticas – cuja principal função seriam os trabalhos manuais e expressão visual; e por último uma sala mais lúdica, vocacionada para a diversão e jogos motricionais. Com base nestas necessidades programáticas, adaptaram-se os espaços mantendo ao máximo as estruturas existentes, acabando por se adoptar uma lógica de adição de elementos novos – sejam estes novas formas, cores, texturas, elementos gráficos - que pudessem estar carregados de um simbolismo que permitisse a quem entrasse neste espaço que fosse transportado para uma realidade onírica.

“Este desafio que colocámos a nós mesmos, levou-nos a deambular e a fugir de lugares comuns, obrigou-nos a desmaterializar algumas noções de equilíbrio plástico, de forma a podermos nos aproximar dum desprendimento mental que permitisse criar um espaço acima de tudo lúdico e distinto para crianças de palmo e meio”, revelam.

Cada espaço novo idealizado tem características únicas, conta uma história diferente, é um destino diferente nesta viagem. As formas criadas conjugam-se com cores surpreendentes, que contextualizam os espaços de forma particular.

FICHA TÉCNICA

Projecto: Espaço Criança do Clube Kalorias

Arquitectura: estúdio AMATAM

Autores: João Amaral, Manuela Tamborino

website: www.estudioamatam.com

Cliente:  Salgado e Vaz, Lda

Localização: Linda-a-Velha, Portugal

Data de conclusão: Outubro/2013

Fotografia: estúdio AMATAM