CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

Praça do CCB volta a encher-se de cortiça portuguesa neste Verão

15 de julho de 2019

Pelo terceiro ano consecutivo, a cortiça é o material eleito para transformar o pátio exterior do Centro Cultural de Belém n'Uma Praça no Verão. A Garagem Sul do CCB, em parceria com a Corticeira Amorim, apresenta a intervenção concebida pelo Atelier Barbas Lopes intitulada "Jardins de Pedra".

Jardins de Pedra transforma a praça do Centro Cultural de Belém, conferindo-lhe uma topografia inquieta, materializada num projeto de chão que reconfigura os modos como habitamos o edifício e abre ao público lugares que ainda são desconhecidos. 

No âmbito desta parceria, a Amorim Isolamentos forneceu os 1.900 blocos de aglomerado de cortiça expandida utilizados nesta composição, na qual as características únicas da matéria-prima 100% natural e sustentável são exploradas de forma dinâmica, através da textura, do cheiro e da densidade.

Através desta obra, a arquitecta Patrícia Barbas desenvolveu uma ligação criativa entre os vários espaços do edifício, tirando partido do conforto e do calor acolhedor da cortiça para construir diversos jardins que dialogam com o lugar.  A cortiça modelada no chão cria lugares para relaxar e usufruir da vista sobre o Jardim das Oliveiras e o rio Tejo, ou simplesmente descontrair e olhar o Céu, dando corpo a um espaço lúdico de recreio entre as formas geométricas construídas. A obra arquitectónica conta ainda com um auditório onde será exibido o Ciclo de Cinema "Os Meus Pais/My Parents" ao ar livre nas noites quentes de Verão.

A partir de um material singular e de um exercício de composição e rigor geométrico, "Jardins de Pedra" conjuga várias funções numa forma, várias formas numa unidade, muitas possibilidades num programa de transformação. Afinal, a arquitectura também existe para se desfrutar do prazer de uma sombra morna.

Para Carlos Manuel, CEO da Amorim Isolamentos, "a cortiça, que volta a estar no centro da obra temporária Uma Praça no Verão, reforça a importância da sustentabilidade, associada a esta matéria-prima valiosa, 100% natural, utilizada em todo o mundo como a melhor solução de isolamento sustentável, em diferentes projectos de construção".