CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

Portugal pelo olhar dos Urban Sketchers

22 de julho de 2018

Durante um ano, 24 artistas do colectivo internacional Urban Sketchers percorreram o país num desafio lançado pelo Turismo de Portugal para que partilhassem o seu talento, dando a conhecer o destino sob diferentes perspectivas. O projecto resultou em 773 desenhos, vídeos e um livro, que já estão a ser utilizados em diferentes iniciativas de promoção de Portugal.

Os materiais estiveram patentes na exposição “Sketch Tour Portugal”, que decorreu de 18 até ontem, Sábado, 21 de julho, assinalando o simpósio internacional dos Urban Sketchers que se realizou no Centro de Congressos da Alfândega do Porto (CCAP).

O projecto continua vivo através do website https://sketchtourportugal.com, um sítio a visitar obrigatoriamente. Nele pode deslumbrar-se com os temas, percursos e notas biográficas dos participantes, bem como o próprio resultado desta experiência: os seus desenhos.

A preto e branco ou a cores, explorando temas como Natureza, Património, Gastronomia e Pessoas, recantos e pormenores que passam despercebidos a um olhar menos treinado, os desenhos dos 24 sketchers, nacionais e estrangeiros, mostram um destino diversificado e que pode ser visitado durante todo o ano. Do surf ao golfe, passando pelo Turismo Religioso e a Cultura, este projecto de promoção turística decorreu durante o ano de 2017, em todas as regiões do país, tendo cada viagem sido registada em vídeo, fotografia e entrevistas com os artistas, e partilhada nas redes sociais do Turismo de Portugal sob #SketchTourPortugal.

O livro “Um país desenhado para si | A country sketched for you”

O livro com o título “Um país desenhado para si | A country sketched for you”, pretende ser mais do que um mero catálogo, ao incluir um itinerário do país e várias páginas em branco, num convite ao leitor para que desenhe as suas próprias viagens. Também o material e cor da capa, em branco, foram pensadas com o intuito de irem ganhando as marcas e a personalidade do seu proprietário.

Visite sítio AQUI