CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

Porto Design Biennale: Um programa para pensar o design do novo milénio

22 de julho de 2019

A 1ª edição da Porto Design Biennale vai decorrer de 19 de Setembro a 8 de Dezembro, em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos, sob o tema "Post Millenium Tension", para pensar o design do novo milénio, com um vasto programa de exposições, workshops, performances, instalações e conversas.

Promovida pela Câmara Municipal do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos, organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, a Porto Design Biennale assume como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design.

Com curadoria-geral de José Bártolo, a 1.ª PDB procura mapear os projectos e processos de trabalho dos millennial, a geração que chega ao mercado profissional num quadro geral de mudança acelerada e grandes tensões a nível global — identitárias, geopolíticas, financeiras, ambientais, tecnológicas, entre outras.

A PDB explora assim várias vertentes das ligações entre o design, a indústria, o ensino e a sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica acerca do design enquanto disciplina.

Serão apresentadas propostas tão diferentes como a de explorar as ligações entre o design e a indústria portugueses e a de revisitar cartazes de protesto em manifestações do arquivo Ephemera. Estabelece-se uma plataforma de investigação e promovem-se workshops e debates, ao mesmo tempo que se apresenta um conjunto de projectos de escolas de design nacionais e se integra na programação um conjunto de projectos satélites de intervenientes muito diversos, 10 dos quais seleccionados através de um Open Call for Projects.

A presença de Itália enquanto país convidado procura interligar projeto, cultura e território, visto como um tecido geográfico, material, social e humano, refletindo sobre a cultura de design e a sua capacidade para acompanhar as mudanças aceleradas e as tensões impostas pela contemporaneidade.

"Confrontando-se com as Tensões do Novo Milénio, a primeira edição da Porto Design Biennale procura analisar a actual configuração disciplinar do design, apresentando um programa que propõe uma ampla reflexão sobre as transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança. A reflexão considera, por um lado, a perspectiva histórica e as relações de tensão, afastamento e proximidade entre o design contemporâneo e o modelo do projecto moderno que vigorou até ao fim do milénio; por outro lado, torna-se pertinente a identificação e avaliação das formas e funções do design produzido nas duas primeiras décadas do corrente milénio, bem como a reflexão sobre a eficácia social do design e as novas ligações que sucedem com a dimensão económica, tecnológica, política, cultural e ambiental", refere José Bártolo, Curador Geral PDB'19.