CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Mobiliário de Paredes aposta no design

2 de março de 2015

O programa Art on Chairs 2014/2015 foi oficialmente apresentado. O evento, que promove o design e a criatividade como vectores de inovação na indústria de Paredes – e que na primeira edição venceu o RegioStars, prémio lançado pela Comissão Europeia para distinguir projectos inspiradores de desenvolvimento regional –, assume-se agora como ainda mais internacional.

Durante um ano, o Art on Chairs desenrola-se em cinco exposições, três concursos de design, um programa de residências na indústria e quatro mostras internacionais. Pequim, Paris, Singapura e Milão são algumas das cidades que acolhem o Art on Chairs no primeiro semestre de 2015. Atualmente, o Art on Chairs já reúne, em Paredes, designers e empresários do sector em torno de processos criativos cujos resultados vão ser conhecidos após o verão.

Os objectivos do Art on Chairs 14/15 passam por aumentar a projecção internacional do território, indústria e comunidade local, impulsionando a requalificação e a competitividade. O Art on Chairs inclui iniciativas e processos como Duets (2+1), More Design More Industry, Cadeira Parade, concursos para designers e criativos, exposições internacionais e iniciativas de diplomacia empresarial, entre outras.

Relembre-se que a indústria de mobiliário em Paredes é hoje responsável por metade do volume de negócios do sector de mobiliário nacional – cerca de 400 dos 800 milhões de euros anuais – sendo que 90 por cento dessa produção local se destina à exportação. Actualmente existem no concelho cerca de 800 fábricas de produção de mobiliário, que empregam 50 por cento da população activa.

Câmaras de Lisboa e de Paredes assinam protocolo

Para além da apresentação do Art on Chairs 14/15, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo –, em Lisboa, foi também o palco para assinatura de um protocolo entre as Câmaras de Lisboa e de Paredes, na presença dos presidentes António Costa e Celso Ferreira. O acordo tem por objectivo a promoção da exposição “Como se pronuncia design em Português?” – que estreia em Novembro com a curadoria de Bárbara Coutinho, directora doMUDE – e a aplicação prática, na zona do Cais do Sodré, de mobiliário urbano para fruição de espaço público.