CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

Levar a arte às casas-de-banho!

10 de novembro de 2016

Se há lugares onde a arte tem razão de estar é, sem dúvida, na casa-de-banho. Em todos os outros espaços dispersamo-nos, a nossa atenção vagueia por vários pontos de interesse, distraímo-nos ou somos distraídos… No WC concentramo-nos, meditamos, refletimos, estamos connosco próprios.

Foi certamente com esta certeza que dez artistas olharam para as casas de banho da LX Factory - e os autoclismos da OLI - como se fossem telas em branco e recriaram ambientes únicos, que podem já ser visitados.

As inspirações foram diversas - da Kintsugi, a arte japonesa de reparar objectos partidos com uma mistura de laca e ouro, à diversão das expressões em frente ao espelho, à liberdade de uma casa de banho no meio da floresta ou da disputa entre Hillary Clinton e Donald Trump nas eleições norte-americanas.

Ana Velez, Burry Buermans, Miss Amaro, Jacqueline de Montaigne, Joana Gomes, Jorge Maciel, Maísa Champalimaud, Maria Sasseti, Rita GT e Xana Sousa foram os autores participantes desta segunda edição “Water Closet (WC)” promovida pela ArtBuilding.

Mariza Gomes, Directora de Marketing da OLI OLI, empresa líder na Península Ibérica na produção de autoclismos e sedeada em Aveiro, explica que “a associação da OLI a este projecto se deve à partilha de um objectivo comum – o de melhorar a experiência das pessoas no espaço de banho. “O nosso lema é contribuir para a criação de banhos mais sustentáveis e inclusivos, ou seja, com conforto, autonomia e segurança para todos, e o desafio de criatividade proposto pela LX Factory foi a esse encontro”.

O Lx Factory é um espaço aberto multifacetado aberto à população em Alcântara. Ao todo tem uma área de 2,3 hectares que, desde 1846, pertenceram à antiga Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, naquele que foi, à época, um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa. Mais tarde esse espaço viria a ser ocupado por várias grandes empresas de artes gráficas, até à sua desactivação ou falência.