CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

IDF by Interdecoração apresenta nova geração de criadores portugueses

16 de julho de 2019

A Exponor Exhibitions apresenta uma nova geração de criadores e designers, com soluções de decoração que unem a criatividade à sustentabilidade ambiental e social. A 1ª edição da IDF by Interdecoração vai decorrer de 4 a 8 de Setembro.

Os criadores convocados pela organização vão apresentar, em formato showcase, novas formas de olhar para a decoração e novas combinações de materiais, texturas e cores, convergindo várias áreas em cada criação. Em destaque estará, por exemplo, a conjugação da cerâmica e cortiça com a madeira, papel e cartão, valorizando assim as matérias-primas nacionais. A recuperação de técnicas tradicionais portuguesas com uma abordagem contemporânea, a resposta da produção nacional e a sustentabilidade do sector são alguns dos grandes temas que serão apresentados ao longo de quatro dias. 

Pelas mãos da artista plástica Liliana Pereira surgiu, em 2017, a Almavina, uma marca de decoração que conjuga a cerâmica e a cortiça. Inspirada nas tradições e no trabalho ancestral português, a Almavina cria peças únicas que “aliam a funcionalidade e a singularidade não só no simbolismo, como também na história e nas tradições”.

O Atelier Barbotina é um espaço de trabalho onde a ClementinAtelier e a Mufla criam “peças únicas que ligam o design rústico ao moderno, numa produção 100% portuguesa e manual desde o início até ao processo final”. A dupla criativa transmite, através da manualidade do seu trabalho, “um sentimento de pertença mantendo, no entanto, a singularidade de cada peça”.

Santa Paciência nasceu da necessidade de criar peças úteis que me dessem gosto de fazer e a outras pessoas de as receber, sendo fáceis de ser integradas em todas as casas, não obstante as diferenças na decoração”. Invertendo o paradigma que se vive no sector, a marca de decoração procura “regressar à manualidade aliando o design contemporâneo, garantindo a durabilidade dos produtos e o impacto ambiental”. Em simultâneo, as cores, texturas e padrões marcam o trabalho realizado pela Garrido Studio, marca que surgiu com o objectivo de aliar a “tradição da matéria e a contemporaneidade do pensamento à urgência de fazer e à necessidade de partilhar para que, em qualquer lugar, nos possamos sentir em casa”.

A convergência de sinergias entre o setor da decoração e da ilustração há muito que parecia evidente, mas é através daThe Red Wolf que ganha uma maior expressão. Criada em 2016 por Filipe Duarte e Joana Campos Silva, a marca de ilustração distingue-se pelo traço forte, contrastado e com uma paleta monocromática. The Red Wolf traz ao sector da decoração “produtos com uma história, um rosto e com algo que acrescente mais ao mercado”, combatendo assim a produção massificada.

Enaltecendo a simplicidade e apelando à funcionalidade de cada objeto, a Mishmash trabalha no sentido de “preencher uma lacuna num mercado estagnado e despertar a criatividade dentro de cada cliente”. Criada em 2015 sob a direção criativa de João Campos Silva e Eliana Costa, também a Xadrez às Riscas procura, através da produção local, combinar o “design inventivo com madeira e tecido para criar peças artesanais e personalizadas para crianças”.

Para Carla Maia, Diretora de marketing da Exponor Exhibitions, “o nosso papel enquanto promotores de eventos é o de criar plataformas de contacto e inspiração através da identificação e partilha de tendências, novas visões e conceitos. Procuramos acrescentar valor e potenciar a evolução do mercado e por isso são também muito importantes as sinergias que se criam entre empresas de áreas complementares”.

A Interdecoração e a Ceranor deram lugar a um novo formato de feira de decoração e design de interiores – a IDF by Interdecoração assenta em diferentes rotas consoante as preferências do visitante: Makers & Crafts dá a conhecer a nova geração de criativos; Sustainability que apresenta os produtos mais sustentáveis do mercado, Lifestyle, um roteiro pelas marcas mais actuais e novas tendências e Container, dedicada a produtos utilitários de consumo rápido.

Estas rotas intersetam com as grandes áreas de exposição: Furniture & Lighting (mobiliário e iluminação), Home Accessories (têxtil-lar, loiça, mesa, cutelaria e cozinha), Kids & Stationary (papelaria, estacionário e gift) e Living & Flowers (flores, ilustração e fragrâncias).

O evento pretende afirmar-se como a maior montra de decoração e design, apresentando o trabalho e as ideias de mais de 200 designers e marcas. Exclusivo para profissionais, a Exponor estima receber mais de 10.000 visitantes nacionais e internacionais e mais de 130 expositores.