CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

IADE eleita uma das melhores escolas de Design do mundo

2 de março de 2015

A revista italiana Ottagono, título de referência mundial em design e arquitetura, dedica a sua edição de Julho/Agosto (2014) a uma extensa análise dos melhores projectos mundiais de design sobre bem-estar individual e colectivo. Das propostas apresentadas pelas instituições membros da Cumulus – International Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media –, e avaliados pela publicação, foram seleccionadas somente 11 instituições de ensino em todo o mundo.

O projecto do IADE – Creative University – Eco-Village Community, da autoria de Rui Vasques, melhor aluno da instituição no curso de mestrado em Design de Produção em 2012 – consta desta prestigiada lista que assim coloca o instituto universitário, no ano em que comemora 45 anos de existência, entre as melhores escolas de Design do mundo, a par da Scuola del Design, Politecnico (Milão) Elisava (Barcelona) ou a Otago Institute of Design (Nova Zelândia), entre outras.

A aposta no desenvolvimento sustentável

O Eco-Village Community é um modelo que segue os princípios de construção e produção local, de auto-suficiência e cooperação, aproveitando as melhores soluções tecnológicas. O objectivo de Rui Vasques é o de implementar no terreno um modelo, criado de raiz, que responda aos problemas sociais, económicos e ambientais atuais, contribuindo para a transição para a era do desenvolvimento sustentável.

“O IADE – Creative University tem apostado na sensibilização dos seus estudantes para que os conceitos orientadores dos projectos das teses de mestrado tenham por base triangulações de conhecimentos de âmbito cultural, científico, experimental e logístico. A visão periférica que é estimulada permite que os alunos aprofundem temas relevantes para a sociedade. Além da Eco-Village de Rui Vasques, a caneta para invisuais criada pelo aluno italiano Filippo Fiumani ou o desenvolvimento de um autocarro de apoio aos sem-abrigo, de André Silva, são exemplos de uma multiplicidade de projetos desenvolvidos pelos estudantes do IADE, tendo em conta essas preocupações”, refere António Cruz Rodrigues, Coordenador da Área Científica de Projeto do instituto universitário.