CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Design português em cortiça vence prémio internacional

27 de setembro de 2016

A Gencork, da Sofalca,  marca de painéis de revestimento em aglomerado negro de cortiça, com direcção criativa do atelier DIGITALAB, venceu o prémio internacional: "LES DÉCOUVERTES”, na feira Maison&Objet, em Paris. 

O júri da Maison & Objet atribuiu este prémio pela criatividade dos seus produtos, que aliam a sustentabilidade à tecnologia de uma forma inovadora. 

Com apenas um ano de existência, a Gencork - Brand by Sofalca – já venceu outros prémios internacionais, das quais se destacam : um Green Product Award 2016 e uma nomeação para o German Design Award 2017 atribuída  pelo German Design Council, apresentando-se como uma marca de design generativo com efeito disruptivo sobre o olhar de quem avalia, pelo facto dos seus padrões serem tão únicos e diferentes de tudo o que já foi feito com base em cortiça.

A Sofalca, empresa portuguesa produtora de aglomerado de cortiça expandida, esteve presente pela quarta vez consecutiva na feira internacional Maison&Objet, em Paris, e segunda este ano. Desta vez a estrela foi a Gencork que se apresentou pela primeira vez e conquistou logo um prémio.

"Termos sido destacados  pela própria organização de uma das maiores feiras a nível mundial na área do design deixa-nos extremamente orgulhosos", afirmaram Paulo Estrada, CEO da Sofalca, e Brimet Silva, o director criativo da DigitaLab.  

"Do termo Generative Design nasceu o nome Gencork que assenta todo o seu processo criativo no conceito dinâmico e progressivo dos seus padrões. A morfologia  dos nossos produtos evolui de acordo com o espaço, e adapta-se às superfícies com ou sem repetição, tirando o máximo partido das particularidades térmicas, acústicas e estéticas da cortiça" , adianta Brimet Silva.