CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Cortiça portuguesa acolhe Festival Eurovisão da Canção 2018

8 de maio de 2018

Blocos de aglomerado de cortiça expandida estão espalhados no espaço Eurovision Village, do Festival Eurovisão da Canção, no Terreiro do Paço, em Lisboa. O projecto da cenografia do lounge, foi desenvolvido pelo estúdio Mood e contou com o apoio da Corticeira Amorim, através da Amorim Isolamentos.

Cristina Andrade, Coordenadora da Eurovision Village, salienta que "selecionamos a cortiça para este espaço por ser uma matéria-prima portuguesa. A esta questão, que num evento com estas características poderia por si só justificar a sua utilização, junta-se o facto de este ser um material 100% ecológico, confortável, multifunções, ou seja, versátil, e esteticamente muito bonito, que tem associado uma enorme riqueza."

"Com este conjunto de argumentos, facilmente conseguimos convencer a organização internacional do Eurovision Song Contest que a cortiça era o material ideal para o espaço e envolver a Amorim Isolamentos, cujo apoio foi essencial para o resultado que agora vemos", esclarece.

Para Rita Muralha e Raul Santos, que lideram o estúdio Mood, para a elaboração do projecto da área lounge e esplanada do Eurovision Village, a colaboração com a Amorim foi decisiva. "Utilizámos os blocos de cortiça prensada, normalmente destinados a isolamento, e criámos muretes e mobiliário. Estes blocos, maciços e autoportantes, são ideais para este tipo de projeto efémero dadas as suas características. Podem quase funcionar como um LEGO gigante, dando um aspeto final muito contemporâneo. Para além disto, é um material português de excelência, 100% natural. Também isto, dado que o projeto está integrado num evento de grande visibilidade internacional, faz todo o sentido para divulgarmos e promovermos o que se faz no nosso país", revelam as criativas.

Nos últimos anos, o aglomerado de cortiça expandida tem vindo a afirmar-se como uma matéria-prima de excelência para projectos de design de interiores. Tem também sido usado em inúmeros eventos que, feitos a partir de Portugal, são de grande projecção internacional. São exemplos o Archi Summit, um projecto que juntou Manuel Aires Mateus e o estúdio de arquitectura SAMI na famosa pala do Pavilhão de Portugal, a Praça de Verão de José Neves para o CCB ou a Moda Lisboa, um projeto também liderado pelo estúdio Mood.

Carlos Manuel Oliveira, Diretor Geral da Amorim Isolamentos refere ser "de novo uma satisfação ver a cortiça, um material iminentemente nacional e de grande qualidade, num evento que acolherá as comitivas de todo o mundo que, desta forma, poderão estar em contacto com esta matéria-prima. O Festival Eurovisão da Canção projecta Portugal e a sua cultura, pelo que nos pareceu natural a associação da cortiça ao evento".