CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

Cor, luz e personalidade

17 de fevereiro de 2015

Os quartos das crianças são espaços onde deve imperar a cor, a luz, a alegria, o conforto, e acima de tudo uma correcta distribuição dos móveis. O espaço livre para as suas brincadeiras deve ser uma prioridade e nunca esquecer da necessidade de conseguir uma arrumação adequada. Tudo isto para que as nossas crianças vejam o quarto não só como um local apenas para dormir mas também para estar e brincar.

Especialista na organização, decoração e concepção de ambientes infantis, a designer Cristiana Resina explica que para se decorar um quarto de criança deve-se ter em conta os gostos e personalidade da própria criança a quem se destina. "Se ela já tiver idade suficiente para participar, melhor ainda: pode dar a sua opinião e ajudar na escolha dos objectos e pormenores da decoração. Em primeiro lugar, é importante saber as dimensões do quarto, de modo a não escolher móveis que, por engano, afinal não caibam nele!".

Também não deve estar demasiado cheio. Deve ter espaço suficiente para que as brincadeiras possam acontecer naturalmente e a criatividade não tenha limites. Por isso, é importante conciliar a necessidade de arrumação com a necessidade de espaço para a criança brincar. 

Espaço organizado

Cristiana Resina aconselha que quando um quarto é pequeno, os móveis devem estar distribuídos de forma a criar zonas: de descanso, brincar e estudo. Assim, a criança sentirá que se move num espaço organizado e será mais fácil impor-lhe algumas regras.

Os móveis devem ser resistentes (por muito sossegada que uma criança seja, há sempre brincadeiras mais enérgicas!) e funcionais. Os acessórios podem dar o toque final, criando um ambiente acolhedor e com personalidade.

As cores, padrões e desenhos devem ser escolhidos com cuidado, de modo a que sejam duráveis e não se tornem cansativos e datados. A criança está a crescer e os seus gostos vão mudando. Convém que o quarto acompanhe este desenvolvimento.

Materiais ecológicos

A designer recomenda também especial atenção aos materiais escolhidos para esta divisão da casa. "Os materiais devem ser cuidadosamente escolhidos, uma vez que são destinados a crianças. Não podem ser tóxicos, nem perigosos, nem causar alergias. Por isso, as tintas e vernizes devem ser à base de água, os móveis devem ser em madeira ou plásticos adequados, e os tecidos preferencialmente em algodão".

Cores alegres e luminosas

Quanto às cores naturalmente que Cristiana também opta pelas alegres e luminosas. Apesar de as cores mais vivas darem um toque divertido aos quartos, estas devem ser misturadas com o branco, para que não se crie um ambiente demasiado cansativo. Muitas cores misturadas acabam por resultar mal e passar a mensagem contrária: o espaço pode tornar-se demasiado pesado.

O branco reflecte a luz e dá a sensação do quarto ser maior. Também ajuda a criar um ambiente sereno e acolhedor. No entanto, alguma cor faz falta e esta pode ser conseguida através de alguns apontamentos nos móveis, ou de um móvel colorido entre outros mais neutros, ou ainda através dos acessórios.

Normalmente, o azul é associado aos meninos e o rosa às meninas. Hoje em dia, tal já não se verifica tanto e é possível ‘cozinhar’ todas as cores de modo a criar quartos de criança convidativos.

Reciclagem de móveis está na moda

Além dos materiais e das cores, elementos importantes para definir o quarto de uma criança, também os móveis são fundamentais para dar vida ao espaço. Nos dias que correm pode-se optar pela reciclagem e um móvel já existente pode ganhar nova vida de diferentes formas.Cristiana Resina dá algumas sugestões. "A mais simples é através da substituição dos puxadores. Também se pode acrescentar um pequeno desenho ou uma aplicação autocolante. Manter a estrutura original e apenas repintar as gavetas e portas é outra opção.

O maior desafio será pintar o móvel integralmente. No entanto, com todos os materiais e apoio técnico que existem à disposição em lojas de bricolage, a tarefa pode ser bem mais simples do que parece!".

Personalizar o quarto

Nesta tarefa de decorar o quarto de uma criança deve-se ter em atenção a personalidade e os gostos de quem o vai ocupar. A designer lembra da importância deste aspecto, "pode ter alguns quadros ou posters na parede com fotografias ou desenhos de algo com que a criança se identifique. Pode ser feito nos padrões e cores de que a criança mais gosta. Pode ter acessórios alusivos a algum desporto que a criança pratique, ou a algum animal que prefira. Pode ser um quarto de princesa, ou um espaço para piratas aventureiros... E, muitas vezes, basta que a criança ali tenha os seus brinquedos e que seja um ambiente acolhedor e confortável para que sinta esse cantinho como seu".

Cristiana Resina refere que a decoração de um quarto de crianças não é tão afectada pelas tendências como as restantes divisões da casa. Um quarto, ao ser destinado 'àquela' criança, acaba por ser mais influenciado pelos gostos e necessidades das crianças do que pelas modas. No entanto, tem-se notado uma maior procura de móveis que possam acompanhar o crescimento da criança e que tenham muita arrumação. Se esta puder ser em altura, melhor ainda.