CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro histórico de Lisboa vai ter novas esplanadas

19 de julho de 2016

O designer Pedro Sottomayor, liderando uma equipa constituída pela CANRAN Arquitectura (das arquitectas Catarina Almada Negreiros e Rita Almada Negreiros) e a White Studio (designer Eduardo Aires), ganhou o concurso para a “definição de um novo e mais uniforme layout das esplanadas da Baixa Pombalina e do Centro Histórico de Lisboa”. A organização do concurso coube à Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o MUDE - Museu do Design e da Moda.

Foram oito as entidades convidadas a apresentar propostas. O júri do concurso, entre 15 de Abril e o final de Junho, apreciou as mesmas, tendo em consideração todos os elementos estruturais e condicionantes do território em causa.

A proposta vencedora recebeu 69 pontos em 70 possíveis, através da soma das pontuações atribuídas nos termos do critério de apreciação constante nos Termos de Referência.

A equipa vencedora irá celebrar um contrato com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior por um período de doze meses de serviços de apoio e aconselhamento da Junta de Freguesia na implementação da proposta.

A Junta esclareceu hoje que as esplanadas da Rua Augusta vão continuar no eixo central, apesar de a proposta vencedora para dinamização destes equipamentos prever que passassem para junto dos edifícios.

A proposta apresentada por Pedro Sottomayor prevê que as esplanadas da baixa de Lisboa e de locais como Rossio, Rua das Portas de Santo Antão, Praça da Figueira, Calçada do Duque e Largo do Carmo se tornem uniformes, evitando o actual "ambiente de abusos e caos".

O designer propôs a utilização de mesas e cadeiras em sete cores definidas, toldos extensíveis, chapéus-de-sol de cor sóbria, corta-ventos extensíveis e versáteis, suportes de menu (de pavimento ou de parede) removíveis e de aquecedores de fachada e de pavimento. O objectivo é também tornar estes espaços menos suscetíveis às condições atmosféricas, para terem mais rentabilidade no Inverno.