CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Design
Esplanadas na Rua Augusta e na transversal - à noite - Imagem do designer Pedro Sottomayor Esplanadas na Rua Augusta e na transversal - à noite - Imagem do designer Pedro Sottomayor

Centro histórico de Lisboa vai ter novas esplanadas

19 de Julho de 2016

O designer Pedro Sottomayor, liderando uma equipa constituída pela CANRAN Arquitectura (das arquitectas Catarina Almada Negreiros e Rita Almada Negreiros) e a White Studio (designer Eduardo Aires), ganhou o concurso para a “definição de um novo e mais uniforme layout das esplanadas da Baixa Pombalina e do Centro Histórico de Lisboa”. A organização do concurso coube à Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o MUDE - Museu do Design e da Moda.

Foram oito as entidades convidadas a apresentar propostas. O júri do concurso, entre 15 de Abril e o final de Junho, apreciou as mesmas, tendo em consideração todos os elementos estruturais e condicionantes do território em causa.

A proposta vencedora recebeu 69 pontos em 70 possíveis, através da soma das pontuações atribuídas nos termos do critério de apreciação constante nos Termos de Referência.

A equipa vencedora irá celebrar um contrato com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior por um período de doze meses de serviços de apoio e aconselhamento da Junta de Freguesia na implementação da proposta.

A Junta esclareceu hoje que as esplanadas da Rua Augusta vão continuar no eixo central, apesar de a proposta vencedora para dinamização destes equipamentos prever que passassem para junto dos edifícios.

A proposta apresentada por Pedro Sottomayor prevê que as esplanadas da baixa de Lisboa e de locais como Rossio, Rua das Portas de Santo Antão, Praça da Figueira, Calçada do Duque e Largo do Carmo se tornem uniformes, evitando o actual "ambiente de abusos e caos".

O designer propôs a utilização de mesas e cadeiras em sete cores definidas, toldos extensíveis, chapéus-de-sol de cor sóbria, corta-ventos extensíveis e versáteis, suportes de menu (de pavimento ou de parede) removíveis e de aquecedores de fachada e de pavimento. O objectivo é também tornar estes espaços menos suscetíveis às condições atmosféricas, para terem mais rentabilidade no Inverno.

PUB
ARRENDAMENTO
Matosinhoshabit ajuda 600 famílias num ano
22 de Agosto de 2019
PUB
PUB
PUB