CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Candidaturas para o Concurso Nacional de Design LXD'14

2 de março de 2015

As candidaturas para a 4ª edição do Concurso Nacional de Design LXD'14 – Home Sweet Home by Siemens encontram-se abertas. Designers portugueses ou a residir em Portugal podem apresentar até 7 de Julho os seus projectos criativos e diferenciadores, respondendo a briefings das 13 empresas patrocinadoras da iniciativa. Os projectos vencedores serão prototipados e expostos no evento nacional de design – LXD´14 – Lisboa Design Show 2014, e posteriormente poderão ser produzidos pelas empresas para comercialização.

A Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, entidade organizadora da 5ª edição do LxD - Lisboa Design Show, a decorrer de 8 a 12 de Outubro, na FIL, o pavilhão do design  integrado na Intercasa Concept e que organiza pelo quarto ano consecutivo o Concurso Nacional de Design – Home Sweet Home by Siemens com o patrocínio da Siemens e Turim Hotels.

Com o objectivo de promover as sinergias entre os designers e o tecido empresarial, a iniciativa, que envolve as fileiras da cutelaria, estofos, mobiliário, cerâmica utilitária, iluminação, ourivesaria e tableware, selecionará os projectos enviados por designers profissionais da área do design industrial, de equipamentos e similares, e estudantes de Design do último ano da licenciatura que responderem com maior originalidade, qualidade conceptual e viabilidade de produção, aos briefings da, AMClassic, António Loureiro Mendes, BlackCork, DIMF4, ICEL, IDC Mobiliário, Leão de Brito, Luís Silva, Moverna, SariMóveis, Spal Porcelanas, Topázio e Villa-Lumi.

Os resultados dos projectos vencedores serão conhecidos a 31 de Julho após avaliados por um júri independente composto por Miguel Comporta director de Área de Feiras da FIL e responsável pela Intercasa/LxD – Lisboa Desing Show, pelos designers Toni Grilo, Nilza Paraíba, Paula Gris Grais, Paulo Bago d´Uva, pelo presidente da Associação Nacional de Designers, António Lacerda, e por Sónia Graça, brand manager da Siemens Electrodomésticos e por dois elementos de cada empresa patrocinadora dos protótipos.

Para além de todos os vencedores beneficiarem da oferta de um espaço de exposição no LxD’15, evento que em 2013 recebeu mais de 35 mil visitantes, será ainda atribuído um prémio monetário ao projecto mais inovador apresentado em concurso. Os 2º e 3º classificados receberão estadias nas unidades Turim Hotels.

OLIVA Collection by Daniel Pera chegará em breve ao mercado

Daniel Pera foi um dos designers que na edição de 2013 do Concurso Nacional de Design LXD'14 – Home Sweet Home by Siemens que respondeu ao briefing da Villa-Lumi e viu o seu projecto ser um dos vencedores – a colecção OLIVA.

Passado um ano, e após presença em duas exposições internacionais, a Villa-Lumi prepara-se para lançar no mercado português e internacional a colecção OLIVA do designer Daniel Pera.

Para Miguel Comporta, director de Área de Feiras da FIL e responsável pela Intercasa/LxD – Lisboa Desing Show, ‘esta conquista do designer é reflexo do sucesso do concurso que assim cumpre a sua missão de tornar próxima e produtiva a relação entre os designers e o tecido empresarial, criando sinergias que possibilitam que novos e inovadores produtos cheguem ao mercado’.

A colecção OLIVA é uma linha de luminárias inspiradas numa linguagem vintage que se assume nas suas diferentes tipologias, candeeiro de pé, suspensão, de mesa e de leitura.

As linhas e os materiais de OLIVA remetem uma abordagem revivalista e contemporânea ao mesmo tempo. A aliança do latão e do vidro torna evidente essa intenção. As cores escolhidas exploram também o lado vintage, ao conjugar o dourado do latão polido com o verde (oliva) da chapa.