CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

Alguns dos melhores museus de arte e design do mundo

2 de março de 2015

Uma das actividades mais prazerosas de se fazer é visitar museus, ainda mais se você tem segundas intenções ao fazer esta visita, como por exemplo, se o seu objectivo durante o passeio é ter ideias de decoração, pois o seu novo imóvel está pedindo uma releitura de criatividade e estilo através de acessórios de design para casa. Nada melhor do que inspirar-se junto de grandes artistas, ou seja, num museu - lugar para ter ideias e ao mesmo tempo visualizar as obras em tamanho real.

Hoje faremos uma "pequena" viagem pelos melhores museus de arte e design no mundo!

Vamos começar pelo mais antigo museu no mundo, com mais de 140 anos de idade, é o Design Museum em Helsinki, na Finlândia. Possui uma vasta colecção e trazem ao visitante o design industrial, fashion design, finnish design e graphic design. Em números isto representa 75 mil objectos, 40 mil desenhos e 100 mil imagens! Com tanta opção vai ficar fácil encontrar inspiração para os seus acessórios de design para casa.

Vamos agora para o Museum of Modern Art em Nova Iorque, nem precisamos falar muito dele, pois é um dos mais famosos e influentes em termos de design do mundo, é também conhecido como MoMA. Está localizado em Manhattan e apresenta colecções representativas de arte, design, arquitectura, escultura, fotografia, ilustração, entre outros.

Falaremos então sobre o representante brasileiro, no cenário mundial: o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a grande curiosidade é que este património nacional de arte e design foi baseado no MoMA de Nova Iorque. E frequentemente grandes exposições e bienais são apresentadas ao grande público. Foi construído em 1948 e também é chamado de MAM. Tem como tema base, trabalhos de design da segunda metade do século XX com muitos artistas brasileiros. E para completar o MAM ainda está localizado num local muito bonito e silencioso, sob a marquise do Parque Ibirapuera, num edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982 para abrigar o museu. Um óptimo programa para quem estiver em São Paulo.

Outro museu muito importante é o MUDE, é um espaço excepcional localizado em Lisboa e é um dos líderes dos museus de design do século XX, muito críticos consideram a sua coleção a melhor da Europa. Foi inaugurado em 1999 fechando no ano de 2006, reabrindo no novo espaço em 2009 também com o novo nome de Design e Fashion Museu ou MUDE.  

A sua coleção traz trabalhos de mais de 230 designers representando tendências de diversas partes do mundo. Alguns ícones do desing como Phillipe Starck, George Nelson, Arne Jacobnse, Charles Eames, Vener Panton, Paul Henningsen, Tom Dixon, Masanori Umeda, incluindo mais de 200 peças de design como copos, móveis, jóias desde 1937 até os dias de hoje.

Ali você vai encontrar mais de mil objetos de design, e aproximadamente mil e duzentas peças fashion assinadas por Yves Saint Laurent, Paul Gaultier e Vivienne Westwood.

Não podemos deixar de citar o Victoria and Albert Museum, muitas vezes abreviado por V&A, está localizado em Londres, e provavelmente seja o maior museu de artes em termos decorativos e design do mundo, a sua coleção oficial possui mais de 4,5 milhões de objetos!

É tão significativo que representa através das suas obras mais de 5 mil anos de arte, da antiguidade até a atualidade. O V&A fica ao lado de outros dois museus, o Natural History Museum e The Science Museum, os três são gratuitos, portanto, reserve tempo e boa visita!